Campeonato mundial de CS:GO começa nesta segunda (1º) no Rio; Veja como funciona o sistema suiço
O Brasil será representado por 3 equipes com ao todo 15 atletas
O campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), começou na tarde desta segunda-feira (1º), em formato presencial no Rio de Janeiro. Este ano o Brasil está sendo representado por três equipes, 15 atletas ao todo, competindo pelo grande prêmio de 500 mil dólares (cerca de 2 milhões de reais).
Sendo esta a 18ª edição do torneio popularmente conhecido como Major, ela originalmente estava prevista para acontecer em 2020, mas foi cancelada devido a pandemia de Covid-19 que atingiu o mundo inteiro. É a primeira vez que o mundial é sediado no Brasil.
Neste ano, o campeonato conta com 24 equipes, representando 35 países sendo a Dinamarca com a maior quantidade de atletas, sendo 17 ao todo. Em seguida o Brasil empata com a Rússia em quantidade de competidores carregando a bandeira, ambos tendo 15. A Alemanha, com 7, fica em terceiro lugar.
As 24 equipes disputam o grande prêmio de 500 mil dólares (cerca de 2 milhões de reais), com chances ainda de arrebatarem 170 mil (+/- 800 mil reais) caso fiquem em segundo colocado, ou ainda 80 mil (por volta de 400 mil), se ficarem com terceiro ou quarto lugar.
Leia Também
• eSports: Luva de Pedreiro é o primeiro embaixador da LOUD
• Influence Chemin vence liga das Américas de PUBG Mobile e segue para o mundial
• LOUD vence final do Valorant Champions e se consagra como campeã mundial
Sistema Suiço
As equipes terão que passar por duas fases para assim terem a chance de alcançarem qualquer uma dessas premiações na fase dos Campeões.
A primeira fase chamada "Challengers Stage", 16 das 24 equipes disputam por uma das 8 vagas da segunda fase, a "Legends Stage". A competição está montada no sistema suiço de rodadas, que funciona na seguinte lógica: os confrontos da primeira rodada já estão definidos a partir do ranking dos participantes. Na sequência, serão montados os próximos encontros baseados naquilo que já aconteceu durante a competição (vencedores contra vencedores, perdedores contra perdedores e assim por diante).
Sendo assim, a primeira rodada do Challengers já está definida e tem a seguinte programação:
-
- MOUZ vs Outsiders – 11h
- 9Z Team vs Team Gamer Legion – 11h
- Bad News Eagles vs 00 Nation – 12h15
- OG vs Grayhound Gaming – 12h15
- BIG vs Furia Esports – 13h30
- Evil Geniuses vs IHC Esports – 13h30
- Team Vitality vs Imperial Esports – 14h45
- Cloud9 vs Fnatic – 14h45
Na Legends, 8 dessas equipes se juntarão às 8 pré-definidas da competição. Ela será disputada entre os dias 5 e 8 de novembro, definindo as 8 que irão disputar a última fase.
Chama de "Campeões", a última etapa, diferentemente das anteriores, é o mais puro mata-mata. Com quartas de final, semifinal e final, ela está prevista para acontecer entre 10 e 13 de novembro.
Você pode ver a Major através do canal oficial da ESL_CSGO na Twitch, pelo canal do Gaules, também na Twitch, ou presencialmente, ao adquirir os ingressos no Anfiteatro do Pavilhão 6, no RioCentro. O preço das entradas variam, de R$ 79 - R$ 339.