Logo Folha de Pernambuco

CES 2022: Google quer que sua casa e seu PC estejam conectados via Android

Gigante da Internet apresentou recursos que tornam o ecossistema inteligente ainda mais ágil e útil

O recurso será compatível com Chromebooks, TVs e dispositivos domésticos inteligentes - Google/Divulgação

O painel do Google na Consumer Eletronics Show (CES) 2022, nesta quarta-feira (5), levou um certo brilho no olhar dos entusiastas de uma casa conectada. O painel da gigante da Internet apresentou recursos que tornam o ecossistema inteligente ainda mais ágil e útil. Foi possível ver mais dispositivos com suporte para o Pareamento Rápido do Google (Google Fast Pair), além de uma quantidade maior de funcionalidades para bloqueio e desbloqueio remoto, e desenvolvimento de recursos que ajudarão a sincronizar melhor Android e PCs.

Mais agilidade de pareamento e trocas de dispositivo
O Pareamento Rápido, que funciona via Bluetooth e configura instantaneamente dispositivos conectados à casa inteligente, funcionará em mais dispositivos. O recurso será compatível com Chromebooks, TVs e aparelhos domésticos inteligentes.

Trocas de foco entre dispositivos Android e fones de ouvido também podem acontecer mais rapidamente. De acordo com o Google, o usuário não precisará desconectar um fone Bluetooth de um aparelho para atender a uma ligação, por exemplo. A troca será feita automaticamente quando o dispositivo identificar a nova atividade e retornará a ação anterior assim que a nova for encerrada.

Mais recursos remotos com o Google Assistente
Outro destaque da apresentação esteve com o Google Assistente. Para aumentar a conectividade entre os dispositivos, o assistente virtual poderá fazer gerenciamentos remotos. Ou seja, o usuário poderá comandar ações por voz à distância para todos os dispositivos com o assistente da gigante ativo. Os recursos chegarão nos próximos meses, primeiramente em veículos da Volvo Cars, que poderão ser aquecidos ou esfriados com um comando de voz. 

PCs Android e Windows
Por fim, a empresa revelou querer aumentar a compatibilidade entre os dispositivos Android, PCs com Windows e aparelhos Bluetooth, tal qual a Apple faz com seu ecossistema próprio. Entre as parceiras do Google estão a Acer, Asus, HP e Intel, que devem trabalhar para integrar todo o ecossistema das empresas ainda este ano. 

Veja também

Newsletter