Com processador de última geração, Asus anuncia Zenfone 9; veja os detalhes
Smartphone traz processador Snapdragon 8+ Gen 1, câmeras de 50 MP e gravação em 8K
A Asus anunciou, nessa quinta-feira (28), o Zenfone 9, seu novo celular topo de linha. O smartphone possui design bem diferente do seu antecessor, com um destaque muito maior para as câmeras na parte traseira, além de contar com o mais novo processador da Qualcomm, Snapdragon 8+ Gen 1, presente em modelos como Xiaomi 12, Realme GT 2 Pro, Galaxy S22, entre outros. Outro detalhe que chama atenção é o tamanho. Com uma tela de apenas 5,9 polegadas, o aparelho deve se consagrar com um potente compacto.
O novo celular da Asus chega ao mercado global compatível com a rede 5G e pode ser encontrado em quatro novas cores, Moonlight White, Sunset Red, Starry Blue e Midnight Black (branco, vermelho, azul e preto, respectivamente). A empresa promete uma experiência mais firme, com nova textura tátil de alta aderência e certificação IP68 - que protege contra poeira e água.
Tela e Design
A primeira coisa quer chama atenção no Zenfone 9 é o tamanho. Com sua tela compacta, o celular deve conquistar consumidores que não são grandes fãs de telas com quase 7 polegadas. O display AMOLED de 5,9 polegadas tem taxa de atualização de 120 Hz - ideal para quem gosta de jogar no aparelho. A tela é protegida por Corning Gorilla Glass Victus, projetada para ser mais resistente.
No design é onde o celular mais chama atenção. Com uma faixa preta destacando as laterais, câmeras traseiras em alto-relevo e, na parte frontal do telefone, um notch de câmera discreto e na lateral esquerda da tela - repetindo a configuração do seu antecessor, Zenfone 8. A Asus também traz entrada para fone de ouvido de 3,5 mm.
Câmeras
Para os entusiastas da fotografia, a Asus promete maior estabilidade na hora de tirar as fotos. O Zenfone 9 possui um conjungo duplo na traseira, com a câmera principal de 50 megapixels e uma ultrawide de 12 MP. O celular apresenta, entre seus recursos, um novo estabilizador híbrido de seis eixos, estabilização eletrônica de imagem (EIS) e tecnologia de foco automático para fotos e vídeos nítidos e sem trepidações.
Para quem procura registrar os momentos com cada vez mais qualidade de imagem, o aparelho faz gravações de vídeos em 8K UHD (7680 x 4320),mas apenas para a lente principal. Na câmera frontal, o celular traz 12 MP e gravações de vídeo em 4K.
Configurações e bateria
Na parte interna do Zenfone 9, já o processador Snapdragon 8+ Geração 1 da Qualcomm. O celular é encontrado em modelos com até 16 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento. A interface ASUS ZenUI 9 funciona junto com o Android 12, otimizada para uso com uma mão só - o botão liga/desliga também aparece com mais uma função, incorporando o sensor de impressão digital.
Para um celular com tamanho diminuto, o Zenfone 9 conta com uma bateria interessante, com 4300 mAh compatível com carregamento rápido de 30 Watts. O adaptador de carregamento e o cabo vêm com o celular na caixa. Entre os outros recursos adicionais, o dispositivo também possui pagamentos por aproximação (NFC), bluetooth 5.2 e slot para dois chips de telefonia.
Leia Também
• Asus anuncia novos notebooks da linha Zenbook com tela OLED e inspiração espacial
• Asus lança ROG Phone 5S e 5S Pro. Confira preço e características
• Celulares dobráveis da Samsung atingem 10 milhões de vendas em todo o mundo
Preço e disponibilidade
Apesar do anúncio global, o ASUS Zenfone 9 ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Lá fora, o telefone custa 799 euros (cerca de R$ 4.222, em cotação atual). A empresa não divulgou quando ou se o telefone deve desembarcar no mercado nacional.