Logo Folha de Pernambuco

Com processador de última geração, Asus anuncia Zenfone 9; veja os detalhes

Smartphone traz processador Snapdragon 8+ Gen 1, câmeras de 50 MP e gravação em 8K

Asus anunciou nesta quinta-feira (28), o Zenfone 9, seu novo celular topo de linha - Asus/Divulgação

A Asus anunciou, nessa quinta-feira (28), o Zenfone 9, seu novo celular topo de linha. O smartphone possui design bem diferente do seu antecessor, com um destaque muito maior para as câmeras na parte traseira, além de contar com o mais novo processador da Qualcomm, Snapdragon 8+ Gen 1, presente em modelos como Xiaomi 12, Realme GT 2 Pro, Galaxy S22, entre outros. Outro detalhe que chama atenção é o tamanho. Com uma tela de apenas 5,9 polegadas, o aparelho deve se consagrar com um potente compacto.

O novo celular da Asus chega ao mercado global compatível com a rede 5G e pode ser encontrado em quatro novas cores, Moonlight White, Sunset Red, Starry Blue e Midnight Black (branco, vermelho, azul e preto, respectivamente). A empresa promete uma experiência mais firme, com nova textura tátil de alta aderência e certificação IP68 - que protege contra poeira e água.

Asus Zenfone 9Celular vem com design diferente do seu antecessor, Zenfone 8. Foto: Asus/Divulgação

Tela e Design
A primeira coisa quer chama atenção no Zenfone 9 é o tamanho. Com sua tela compacta, o celular deve conquistar consumidores que não são grandes fãs de telas com quase 7 polegadas. O display AMOLED de 5,9 polegadas tem taxa de atualização de 120 Hz - ideal para quem gosta de jogar no aparelho. A tela é protegida por Corning Gorilla Glass Victus, projetada para ser mais resistente.

No design é onde o celular mais chama atenção. Com uma faixa preta destacando as laterais, câmeras traseiras em alto-relevo e, na parte frontal do telefone, um notch de câmera discreto e na lateral esquerda da tela - repetindo a configuração do seu antecessor, Zenfone 8. A Asus também traz entrada para fone de ouvido de 3,5 mm. 

Câmeras
Para os entusiastas da fotografia, a Asus promete maior estabilidade na hora de tirar as fotos. O Zenfone 9 possui um conjungo duplo na traseira, com a câmera principal de 50 megapixels e uma ultrawide de 12 MP. O celular apresenta, entre seus recursos, um novo estabilizador híbrido de seis eixos, estabilização eletrônica de imagem (EIS) e tecnologia de foco automático para fotos e vídeos nítidos e sem trepidações.

Para quem procura registrar os momentos com cada vez mais qualidade de imagem, o aparelho faz gravações de vídeos em 8K UHD (7680 x 4320),mas apenas para a lente principal. Na câmera frontal, o celular traz 12 MP e gravações de vídeo em 4K.

O que vem na caixa do Zenfone 9 da AsusO que vem na caixa do Zenfone 9. Foto: Asus/Divulgação

Configurações e bateria
Na parte interna do Zenfone 9, já o processador Snapdragon 8+ Geração 1 da Qualcomm. O celular é encontrado em modelos com até 16 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento. A interface ASUS ZenUI 9 funciona junto com o Android 12, otimizada para uso com uma mão só - o botão liga/desliga também aparece com mais uma função, incorporando o sensor de impressão digital. 

Para um celular com tamanho diminuto, o Zenfone 9 conta com uma bateria interessante, com 4300 mAh compatível com carregamento rápido de 30 Watts. O adaptador de carregamento e o cabo vêm com o celular na caixa. Entre os outros recursos adicionais, o dispositivo também possui pagamentos por aproximação (NFC), bluetooth 5.2 e slot para dois chips de telefonia.

Preço e disponibilidade
Apesar do anúncio global, o ASUS Zenfone 9 ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Lá fora, o telefone custa 799 euros (cerca de R$ 4.222, em cotação atual). A empresa não divulgou quando ou se o telefone deve desembarcar no mercado nacional. 

 

Veja também

Golpe, vacina e joias: veja os personagens que, como Bolsonaro, se repetem nos inquéritos da PF
Investigação

Golpe, vacina e joias: veja os personagens que, como Bolsonaro, se repetem nos inquéritos da PF

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil
ALIMENTAÇÃO

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil

Newsletter