Começou o Google I/O. Confira os anúncios da gigante da Internet
O Google deu início, nesta terça-feira (18), ao seu evento para desenvolvedores, Google I/O. Em uma transmissão ao vivo e 100% virtual, a gigante da Internet trouxe novidades para seus serviços e produtos, incluindo mais ferramentes de trabalho para Google Workspace e possibilidades de explorar a acessibilidade de seus sistemas. Ano passado, o evento que acontece tradicionalmente na Califórnia, nos Estados Unidos, foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19.
Smart Canvas
O primeiro anúncio do Google I/O foi o Smart Canvas, um recurso que pretende integrar as ferramentas de documentos para o trabalho em equipe. Além do acesso a Documentos, Planilhas e Apresentações, os usuários das ferramentas de trabalho da gigante poderão contar com 12 novos recursos de colaboração. Entre as novidades estão a marcação de contatos apenas digitando o @, o fim dos limites de página no recurso Documentos, a possibilidade de usar o Google Meet ao lado dos arquivos que você estiver utilizando e muito mais.
Melhorias de interação e tradução
O Google também apresentou o LaMDA ou Modelo de Linguagem para Aplicativos de Diálogo (em tradução livre), que melhora a experiência com o buscador e o Google Tradutor. O Google assistente o Google Lens passam a apresentar resultados mais específicos, usando Inteligência Artificial para criar conversas fluidas e identificar diferentes tipos de detalhes em uma única foto.
Privacidade
Demonstrando uma preocupação crescente com a privacidade do usuário, o evento apresentou melhorias para deixar sua navegação - principalmente no smartphone - cada vez mais segura. Entre os recursos de segurança e privacidade que serão disponibilizados para o usuário, estão:
A exclusão rápida na Pesquisa do seu telefone. A opção de “exclusão rápida” permite excluir os últimos 15 minutos de seu histórico de pesquisa com um único toque no menu da conta do Google. Uma pasta bloqueada em Fotos, protegida por senha que podem ser criadas separadamente das senhas de acesso ao celular. Lembretes do histórico de localização na linha do tempo do Maps e, por fim uma linha do tempo de quando os aplicativos acessaram sua câmera, microfone ou localização do dispositivo - para o Android 12.
Senhas
Seguindo na linha da segurança o Google também anunciou novos aprimoramentos para o Gerenciador de Senhas. Em um futuro próximo, os usuários poderão contar com uma nova ferramenta que facilita a importação de senhas de outros gerenciadores de palavras-chave. Integrações mais profundas com o Chrome e Android para preencher perfeitamente suas senhas em sites e aplicativos, independentemente de você estar no desktop ou no celular. Alerta de senha que avisam automaticamente caso uma de suas senhas salvas seja comprometida por violação de terceiro e um botão "alterar senha" no Assistente para alterar senhas comprometidas com um único toque.
Google Maps
O aplicativo de mapas da gigante ganhou 5 novas atualizações que incluem, uma resposta mais rápida do sistema para mudanças de rota e detalhes em realidade aumentada e em tempo real para ruas que você esteja visitando - chamado Live View - disponível inicialmente no Brasil para a cidade de São Paulo. Além disso, o Maps irá identificar áreas movimentadas para que você possa evitar aglomerações e, por fim, informações de lugares relevantes para você visitar de acordo com o horário do dia que você acessa a ferramenta.
Google Lens e Fotos foram repaginados
Outro destaque do evento é que, a partir da próxima atualização do Android, será possível pesquisar usando o Google Lens, por produtos que aparecem quando você está vendo um vídeo ou um anúncio de algum influenciador na internet, ajudando a comprar o que está vendo. Além disso, o Google Lens ganha tradução em mais de 100 idiomas. Já com a ferramenta de Fotos, o destaque ficou para a criação e escolha das memórias salvas e compartilhadas no seu telefone ou na nuvem.
'O Sistema Operacional mais pessoal de todos'
A cereja do bolo ficou mesmo com a apresentação do visual do novo Android 12, que chegará no segundo semestre inicialmente para telefones da linha Pixel (que não são comercializados no Brasil). Entre eles estão a possibilidade de personalização das cores internas do aparelho, mudando aplicativos nativos e widgets. Maior agilidade e suavidade em comandos que envolvem toques na tela, maior espaço entre os apps e um novo painel de privacidade com todos os seus aplicativos, ícones para identificar quando um app está usando sua câmera ou microfone.