Como estão ranqueados os 10 jogos mais aguardados do Blog de 2022? Confira a lista
Em retrospectiva, veja 10 games que eram considerados os mais esperados pelo blog no início do ano
Leia Também
• Death Stranding será adaptado para o cinema
• Elden Ring leva o "Jogo do Ano"; confira lista com todos os vencedores do The Game Awards 2022
• Relembre os recursos para chamadas de voz e de vídeo lançados pelo WhatsApp
O mundo dos games é sempre um palco de diversos lançamentos icônicos, e este ano não foi diferente. Entre os títulos que se destacaram em 2022 estão desde franquias aclamadas como God of War quanto outros que merecem o destaque por conquistar o público logo em sua estreia, como Stray e Cult of The Lamb.
O Blog de Tecnologia e Games montou uma retrospectiva com os títulos que mais gostamos de ver e jogar ao longo dos últimos meses. Chocando um total de zero pessoas, a lista é encabeçada pelo vencedor do The Game Awards, Elden Ring.
Confira os jogos que se destacaram em 2022
Elden Ring
Ganhador do GOTY no The Game Awards deste ano, o RPG da Fromsoftware fazia parte de diversas listas de mais aguardados no início deste ano junto com seu rival do TGA, God of War: Ragnarök. Durante sua campanha de conquistas ao longe deste ano, além do TGA, ele arrebatou o título de mais vendido nos EUA, mas perdeu recentemente o título para o 5º lugar desta lista, o reboot de "Call of Duty: Modern Warfare 2".
God of War: Ragnarök
Dispensando apresentações, a sequência do jogo de ação e aventura da Santa Monica Studios, God of War Ragnarök foi, junto com Elden Ring, um dos mais aguardados do ano. Lançado como exclusivo da Sony, o game angariou diversas indicações como jogo do ano na premiação espanhola e a brasileira. A continuação da aventura de Kratos e Atreus é de tirar fôlego e lágrimas dos olhos, afinal, é uma história com 17 anos (é meio maluco pensar que uma geração nasceu e cresceu em conjunto com o jogo, não é mesmo?).
Horizon Forbidden West
A sequência de outro ação e aventura, desta vez, o desenvolvido pela Guerrilla Games e publicado pela Sony, Horizon Fobidden West chegou em 18 de fevereiro e é uma continuação de Horizon Zero Dawn, de 2017. Aloy continua como a heroína do jogo, sendo, desta vez, em uma aventura pelo oeste "proibido" no maior estilo Red Dead Redemption misturado com Cyberpunk 2077 dentro do futuro pós-apocalipse de The Last Of Us. Isso tudo em uma narrativa na qual nossa heroína está em busca de desvendar o que mais a terra inexplorada tem a esconder das tribos do leste.
Stray
A aventura da BlueTwelve Studio foi inicialmente anunciada em 2020, mas ficou na mente dos fãs de games quando foi exibido um trailer no State of Play de junho deste ano, digno de roubar inúmeros corações, sejam eles de pais e mães de gatos ou não.
O game foi lançado para PC, PS4 e PS5 em julho e foi um dos indicados ao GOTY, junto com Ragnarök e Elden Ring. A história do gatinho de rua high-tech marcou sua posição nos consoles e plataformas em que pois suas "patinhas" com premiações bem merecidas ao apresentar uma mecânica diferente de contar uma narrativa.
A Plague Tale: Requiem
Lançado em outubro deste ano, a sequência de Plague Tale: Innocence teve como ponto forte a melhoria das mecânicas que incomodavam no primeiro, segundo os fóruns de usuários no Reddit, proporcionando ao jogo de puzzles triple A uma melhor imersão, digna de indicação ao GOTY, como foi o caso.
Cult of The Lamb
O culto do cordeirinho desgarrado foi outra expectativa de indie para 2022. O roguelike desenvolvido pela independente Massive Monster, e publicado pela Devolver Digital foi lançado em agosto deste ano, mas acumulou seu hype desde seu trailer de anúncio durante showcase da Devolver, em junho deste ano.
Pode-se dizer que a popularidade do cordeirinho foi, além da história, a facilidade de streamers socializarem com seus respectivos chats. Usuários poderem fazer parte da comunidade através do jogo foi um grande atrativo do jogo no que diz respeito ao seu aspecto MMO.
Call of Duty: Modern Warfare 2
Atual detentor do posto de game mais vendido dos EUA, o reboot de "Call of Duty: Modern Warfare II" também arrebatou o título de mais vendido de toda a franquia de Call of Duty no ano de 2022. Lançado em outubro, ele é uma sequência direta do reboot de 2019 e é o 19º jogo da franquia Call of Duty.
Multiversus
Poderia ser chamado de maior crossover de desenhos animados da Warner? Poderia. Mas não estamos aqui para criar essa categoria. Lançado em julho deste ano, Multiversus nem é um jogo completo ainda, ainda em sua fase de "beta aberto", mas, mesmo assim, teve indicações no The Game Awards.
O game teve a chance de levar prêmios de "Melhor Multiplayer", e de "Melhor jogo de luta" no Oscar dos Games e terminou arrebatando o de "Jogo de Luta". E não é por menos, o combate lembra outros títulos do estilo "pancadaria em 2D", como Brawhalla.
Seu diferencial é, além da fluidez dos movimentos, contar com personagens caricatos para caírem na porrada com outros personagens icônicos. Uma briga entre Rick de Rick and Morty e o Pernalonga dos Looney Tunes é totalmente possível neste game. Abrindo um espaço para a confissão, a Garnet é a favorita desta que vos escreve.
Dying Light 2 Stay Human
O survival horror com elementos de RPG desenvolvido pela Techland e publicado pela Techland Publishing teve seu hype iniciado ainda em 2021. Sequência do primeiro título lançado em 2015, alguns players apontaram a fraca narrativa em comparação com o original, no entanto ressaltaram a melhoria das mecânicas de parkour, elemento chave para o jogo ser imersivo.
Puxando um pouco a nostalgia dos anos 2000, seria como estar jogando o parkour presente em Mirror's Edge, de 2009, só que com zumbis e muito menos segurança de andar nas ruas.
Pokémon Legends: Arceus
Parte da oitava geração da série de jogos de Pokémon, Arceus é uma uma prequel dos títulos Pokémon Diamond e Pearl, do longínquo ano de 2006 para o Nintendo DS. Buscando a nostalgia da franquia, o jogo traz um mundo aberto para ser explorado - algo inédito na franquia -, mas com a Pokédex nostálgica com visual do início dos anos 2000. Situado na região de Sinnoh, o diferencial do título feito para Nintendo Switch vai além das mecânicas extras apresentadas. A história acontece em um tempo muito anterior dos eventos do título de 2006, e o game chegou a ser comparado com outro grande clássico da japonesa, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, pelas suas mecânicas de aventura, ainda que esteja engatinhando na temática.
Overwatch 2
Marcado por um ano de polêmicas tanto em relação aos preços quanto em relação à venda da sua companhia para a Microsoft, Overwatch 2 teve seu hype iniciado em junho deste ano.
Lançado em outubro, o shooter de primeira pessoa foi marcado por uma sequência de bugs e invasão no lançamento, preços abusivos em skins da loja e, ainda de quebra, a polêmica investigada pela União Europeia com relação à compra da Activision Blizzard para a Microsoft. Segundo a UE, a compra se configura como uma manobra formadora de monopólio.
Gotham Knights
O último título do universo do homem morcego tinha uma difícil tarefa: criar uma identidade diferente dos títulos premiados da série "Arkham". No entanto, segundo os metacríticos, não foi uma tarefa alcançada.
Muitos dos elementos dos jogos anteriores da rocksteady estavam ali presentes, o que não facilitava a dissociação. Mas isso não impediu os elogios com relação ao combate, à narrativa e ao coop do modo história.