Logo Folha de Pernambuco

Conecta Recife e outros serviços municipais online ficarão fora do ar até a próxima terça-feira (16)

Ação é necessária para instalação de novo Data Center da Prefeitura do Recife

O investimento, aplicado com recurso próprio da Prefeitura, foi de R$ 4 milhões - Luciano Ferreira/Prefeitura do Recife

O aplicativo Conecta Recife e outros serviços online executados pela Prefeitura do Recife (PCR) ficarão fora do ar durante o feriadão. A suspensão é para mudança e instalação de equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação do novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III.

A suspensão começa a partir das 12h desta sexta-feira (12) e está marcada para terminar na próxima terça-feira (11).

Os únicos serviços que permanecerão em funcionamento serão: e-SUS, Recife Vacina e Atende em Casa.

Já a Nota Fiscal Eletrônica ficará disponível até as 18h desta sexta-feira. 

De acordo com a PCR, a parada das atividades será necessária para realizar a transferência de todos os equipamentos onde são armazenados os sistemas, dados e aplicativos, além dos mais de 300 links e unidades que a Empresa Municipal de Informática (Emprel) gere.

Os aparelhos ficavam no bairro do Bongi, antiga sede da autarquia, e serão levados à sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, marcando a desativação das operações da empresa na Zona Oeste. 

Quando pronto, o novo Datacenter TIER III deverá funcionar em um contêiner. O investimento, aplicado com recurso próprio da Prefeitura, foi de R$ 4 milhões. 

O que irá funcionar
Durante a pausa no funcionamento dos sites, serviços emergenciais, como Samu (192), CTTU (0800 081 1078), Defesa Civil (0800 081 3400) e Emlurb (156), continuarão recebendo os chamados normalmente.

Porém serviços relacionados ao site da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) como agendamento de atendimentos para recursos de infrações, transportes e credencial de estacionamento especial, estarão suspensos até o término da operação da Emprel. 

Os registros de Boletim de Ocorrência para sinistros de trânsito sem vítima, o Bate Pronto, ficará suspenso durante a operação, mas os cidadãos poderão utilizar a Delegacia Online do Governo do Estado.

Os serviços essenciais de teleatendimento gratuito e 24h pelo número 0800.081.1078, assim como a operação e fiscalização por 24h e a central de videomonitoramento, não serão afetados.

Veja também

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra
Guerra no oriente médio

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso
São Paulo

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Newsletter