Logo Folha de Pernambuco

Confira 7 jogos com histórias emocionantes para curtir durante o São João

Prepare o lencinho para jogar títulos como Celeste, Outer Wilds e Life is Strange

Spiritfarer é um jogo que fala sobre morte e como lidamos com ela - Nintendo/Divulgação

Prepare o lencinho porque o blog de Tecnologia e Games separou uma lista de jogos para emocionar qualquer jogador com coração de pedra. Os títulos estão disponíveis para diferentes consoles e tem em comum histórias profundas, mesmo que — muitas vezes — contadas de maneira leve e até com alguma graça. Nos enredos escolhidos há desde personagens que precisam descobrir como aceitar a si mesmos, como Celeste, até aqueles que focam em falar sobre morte, luto e passagem de forma singela, como em Spiritfarer

Aqui, o foco não é a tristeza, mas sim, as mensagens por trás da obra.  Alguns títulos estão gratuitos para assinantes do Xbox Game Pass ou do novo pacote da PlayStation Plus e a maioria, por se tratarem de jogos de desenvolvedoras independentes, podem ser encontrados por preços mais atrativos. Ficou curioso? Então, confira abaixo a lista completa; 

Celeste 

Celeste é um jogo para se emocionar

Celeste é um jogo de 2018 que, de tão bom, chegou a ganhar o prêmio de Melhor Jogo Independente, no The Game Award — a maior premiação do gênero do mundo — daquele ano. O jogo, desenvolvido pelos canadenses Maddy Thorson e Noel Berry, com arte feita pelo estúdio brasileiro MiniBoss, faz o jogador acompanhar Madeline, uma garota em uma jornada até o topo da montanha Celeste. 

Durante o trajeto, a protagonista precisa aprender a lidar (e sobreviver) com seus demónios interiores, além de conhecer outros personagens que também passam por dramas internos. Uma história emocionante de auto-descoberta, disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

What Remains of Edith Finch

What Remains of Edith Finch é um jogo que busca conhecer os mistérios de uma família

"O que resta de Edith Finch", em tradução literal, é um jogo sobre descobertas do passado familiar. O jogador controla Edith, última pessoa na linhagem da família Finch, que carrega uma maldição que faz com que todos os parentes, exceto um membro de cada geração, morram de maneiras incomuns. Durante o enredo, Edith revisita a casa da família, procurando por contos enquanto explora a história de sua família e tenta descobrir porque foi a única a ser deixada viva. 

Cada uma das histórias contadas no jogo permite que a personagem experimente a vida de um novo parente no dia de sua morte, com histórias que vão do passado distante ao dia presente. O game em primeira pessoa ganhou na categoria de "Melhor Narrativa" no The Game Awards 2017, sendo desenvolvido pela Giant Sparrow. Está disponível para PC, PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.

Outer Wilds

Outer Wilds busca explorar sem deixar de lado a história

Prepare-se para uma das melhores e mais bonitas histórias já feitas em um jogo. Outer Wilds é um game de exploração interplanetária em que o protagonista vive em um sistema solar com apenas 22 minutos de vida. É nesse tempo, antes que o sol local se torne uma supernova e o mate, que ele tem para explorar os lugares ao seu redor e conhecer a história daquela galáxia.

Os planetas de Outer Wilds estão repletos de locais ocultos que mudam com a passagem do tempo. Visite uma cidade subterrânea antes que seja engolida pela areia, ou explore a superfície de um planeta enquanto ele desmorona sob seus pés. Disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Ori and the Blind Forest

Jogo Ori and the Blind Forest

Ori é um jogo que encanta de todas as maneiras possíveis. Desde os cenários,  que parecem constantemente obras de arte (pintados à mão), até o enredo de derreter o coração. Nele a floresta de Nibel está morrendo e um jovem órfão destinado ao heroísmo seguirá em uma jornada de amor, esperança e sacrifício. Disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch. 

It TakesTwo 

Its Take Twoi

Grande vencedor do The Game Awards de 2021, nas categorias Jogo do Ano, Melhor jogo de família e Melhor jogo Multiplayer, Its Take Two é um jogo sobre trabalho em equipe. Publicado pela Eletronic Arts, o game segue a história de Cody e May. Os protagonistas são casados, mas estão considerando o divórcio depois de uma discussão sobre a carreira de May. Depois de contar para a sua filha Rose que eles estão se separando, a menina pega suas bonecas feitas à mão, que se parecem com seus pais, leva-as para o galpão da família e tenta consertar seu relacionamento com uma encenação. Quando uma lágrima de Rose cai sobre as bonecas, os pais se encontram presos dentro do corpo delas. 

Após isso, o Dr. Hakim, um livro de terapia para relacionamentos, diz a May e Cody que ele recebeu a tarefa de tentar consertar o relacionamento dos dois enquanto eles tentam falar com a Rose. A magia aqui é que todos os desafios do jogo precisam ser feitos unindo as habilidades dos dois personagens, ou de dois jogadores, que devem encontrar a harmonia nos desafios e na vida. Disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. 

Life is Strange: True Colors

Life is Strange: True Colors

Life is Strange é uma franquia que busca trazer histórias que falam diretamente com os problemas da vida real. Lançado seis anos após o game original, True Colors traz a história de Alex Chen, uma jovem LGBT que acaba de deixar o sistema de adoção para reencontrar o irmão mais velho, oito anos após a morte de sua mãe morrer e seu pai abandonar os dois. 

Ela é capaz de visualizar a cor da aura das pessoas com base no que elas estão sentindo, mas precisa ter cuidado ao lidar com sentimentos alheios para não absorver as energias dos outros. O game passa por esses relacionamentos, com personagens secundários que brilham tanto quanto a protagonista. Disponível para PC, PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.

Spiritfarer

Spiritfarer é um jogo que fala sobre morte de uma forma singela

Feito pela produtora indie Thunder Lotus (desenvolvedores de Jotun e Sundered), o jogo traz uma delicada perspectiva sobre a morte e o momento do "fim da jornada". O enredo começa no pós-vida, em que o jogador desperta como Stella. Na presença de Caronte, o barqueiro do submundo, ela recebe a difícil missão de substituí-lo como nova condutora dos espíritos.

A missão de Stella começa então a ser vagar pelo submundo para encontrar almas que seguem presas a assuntos de suas vidas terrenas e ajudá-las a resolver as pendências para serem capazes de seguir em direção ao descanso eterno. Disponível para PC, PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.

Veja também

Newsletter