Logo Folha de Pernambuco

Conheça o Koo, rede social que emergiu pós-polêmicas do Twitter; nome vira piada na internet

A empresa indiana afirmou que logo o aplicativo receberá suporte para o português brasileiro

Rede social indiana, Koo. Apesar de não ter suporte ainda para a língua portuguesa, a empresa já divulgou que está em seus planos futuros oferecer suporte não só para o português como também para outras línguas ocidentais, como francês e espanhol - Divulgação

Após as diversas polêmicas do Twitter por conta de decisões do bilionário, Elon Musk, quer seja pela demissão massiva de funcionários ou pela problemática dos "falsos verificados", várias redes se mostraram aptas para se tornarem possíveis substitutas do pássaro azul. Entre elas, está uma com o pássaro amarelo, a Koo.

O nome "diferente" para a nossa língua foi o que chamou a atenção de vários internautas. A rápida ascensão nos trends de sua rival fez com que a empresa se pronunciasse sobre o que nós, brasileiros, achamos do nome:

"Para os nossos amigos no Brasil, Koo é o som deste fofo passarinho amarelo. Não é o que vocês pensam", afirmou a empresa em seu Twitter oficial.

Apesar de não ter suporte ainda para a língua portuguesa, a empresa já divulgou que está em seus planos futuros oferecer suporte não só para o português como também para outras línguas ocidentais, como francês e espanhol. Atualmente, a rede conta com suporte para 11 idiomas, sendo um deles o inglês no meio de outros dez dialetos comuns no território indiano.

Um dos diferenciais da rede é a possibilidade de publicar em diversas línguas e ter várias fotos de perfil, tudo ao mesmo tempo é um dos pontos de vantagem que a rede tem sobre o Twitter.

Famosos como Felipe Neto e Claudia Leite já são celebridades que estão na rede social e possuem o selo de verificado.

Famosos que já estão na rede social do pássaro amareloReprodução

O Koo surge como alternativa ao Twitter, como já afirmou o seu co-fundador, Mayank Bidawatka. No momento, o objetivo da rede é "ultrapassar a base de usuários de 25 milhões de usuários do Twitter na Índia este ano".

Essa meta já é antiga na rede social, vem desde o seu surgimento e tem como base o motivo pelo qual ela foi criada. Segundo o próprio site de descrição da rede, eles surgiram para os indianos que tinham dificuldades de compreender o inglês, a língua padrão de várias redes sociais, inclusive do Twitter.

Isso sem contar a variedade de dialetos que a Índia possui, passando dos mais de 400 idiomas existentes, poucos deles podem ser encontrados dentro das redes que têm o padrão de língua inglesa.

"Koo começou com o sonho de criar uma plataforma digital onde milhões de indianos pudessem se expressar livremente e compartilhar seus pensamentos em seu idioma preferido", afirma a empresa.

Sobre a rede

Lançado em março de 2020, a rede cresceu na Índia depois de uma turbulência entre o Twitter e o governo indiano, no ano passado.

A rede do passarinho azul negou o pedido de bloqueio de contas feito pelo governo, que afirmava serem prejudiciais. O Twitter falou que as acusações não eram suficientes para tal.

O confronto continuou quando o governo ameaçou processar os funcionários da empresa na Índia. Desde então, a empresa vê o seu objetivo de arrebatar a base de usuários indianos do Twitter crescer, principalmente após o anúncio de fechamento temporário de sua sede nos EUA.

Veja também

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter