Logo Folha de Pernambuco

De Hogwarts a Silent Hill: confira 10 jogos aguardados para 2023

Os clássicos estão com tudo! Dos 10 títulos, pelo menos três são remakes de grandes games

A lista de jogos mais aguardados de 2023 inclui Hogwarts Legacy e The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom - Pixabay

Ano novo, jogos novos! Na verdade, nem tão novos assim. Alguns títulos deste ano já deram as caras em décadas passadas e estão voltando neste ano com um novo visual e, em alguns casos, uma nova narrativa. Um bom exemplo são os remakes de Silent Hill 2 e Resident Evil 4.

Confira, abaixo, 10 títulos que Tecnologia e Games reuniu dentre os mais variados que estão para serem lançados e que estão sendo bastante aguardados neste ano.

Dead Space Remake (27 de janeiro)

Um clássico do gênero de sobrevivência, Dead Space é um shooter em terceira pessoa, no qual o jogador é Isaac Clarke, um engenheiro com a missão de consertar uma gigantesca nave de mineração. No entanto, a tripulação do navio foi massacrada e infectada, e a namorada de Isaac, Nicole, está desaparecida. Sozinho e preso, apenas com suas ferramentas e habilidades de engenharia de Isaac, o jogador deve enfrentar os infectados e buscar a sobrevivência.

O original de 2008 foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. O remake será lançado para PS5, Xbox Series S/X e PC.

Hogwarts Legacy (10 de fevereiro)

A aventura dentro das paredes de Hogwarts não poderia ficar de fora desta lista. Apesar de se passar bem antes das aventuras de Harry, Rony e Hermione, os trailers apontam diversos elementos carregados de referência do universo para os fãs da franquia.

A história se passa nos anos 1800, e o personagem principal é aquele que o jogador desejar criar. Como aluno da escola de magia e bruxaria de Hogwarts, o jogador irá desenvolver suas habilidades mágicas e preparar poções, domar animais mágicos que podem ajudá-lo a "descobrir uma verdade oculta do mundo bruxo", como afirma a página oficial do jogo.

Hogwarts Legacy estará disponível para os consoles PlayStation 5, PlayStation 4, PlayStation 4 Pro, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Sons of The Forest (23 de fevereiro)

Representante indie da lista, o survival horror da Newnight e desenvolvido pela Endnight Games é um game que traz gerenciamento de recursos, crafting, sobrevivência e coop como elementos chaves para a sobrevivência do jogador.

Segundo a descrição, o jogador é "enviado para encontrar um bilionário perdido em uma ilha remota, e se encontra em um inferno infestado de canibais. Construa e lute para sobreviver, junto ou com amigos, nesse novo simulador  de sobrevivência em um mundo aberto aterrorizante".

The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom (12 de maio)

Sequência do aclamado Breath of the Wild, o Tears of The Kingdom tem um peso especial, principalmente por ser uma das principais expectativas de aumento de vendas da Nintendo.

Após a derrota de Calamity Ganon, Link liberta Zelda e ambos se aventuram dentro do castelo de Hyrule. Lá, eles encontram um corpo mumificado que remete ao de Ganondorf e, então, uma energia maligna desperta e separa o herói e a princesa.

Até aqui, nada novo sob o sol: Link tenta reencontrar Zelda e impedir a nova ameaçar para reparar Hyrule. As novidades ficam, então, a cargo da mecânica e, claro, o modo como esse clássico pretexto vai ser manejado.

Resident Evil 4 Remake (24 de março)

Um dos representantes da categoria "remakes" deste ano é a volta de Resident Evil 4, com um novo visual, elementos inéditos de narrativa e isso sem deixar a nostalgia para trás.

Lançado originalmente há 18 anos, ele é o terceiro título da franquia a ganhar uma reforma. Trazer de volta clássicos como este ajuda pessoas novatas no universo de survival horror que entram nessa lacuna de 18 anos de existência.

Uma pessoa tirar a carteira de motorista e não conhecer a história de Leon S. Kennedy salvando a filha adolescente do presidente dos EUA de um vírus mortal é inconcebível, não é mesmo?

Resident Evil 4 Remake sairá para PS4 e PS5, além de Xbox Series S/X e PC.

Silent Hill 2 Remake (sem data - 2023)

Assim como Resident, o remake de Silent Hill 2 é igualmente clássico no terror. O detalhe é que Silent Hill sempre foi um pouco mais terror psicológico do que Resident. Com um de seus vilões, o Pyramid Head, sendo um ícone do gênero, entender como ele se tornou essa figura é algo possível no remake.

O jogador acompanha o retorno do protagonista do primeiro game, James, a Silent Hill após receber a misteriosa carta da falecida esposa, Mary.

Mas, apesar do retorno de elementos originais, o produtor da Konami, Motoi Okamoto, afirmou que algumas mudanças serão feitas com relação ao título de 2001.

Starfield (Primeira metade do ano / sem data - 2023)

Produto da Bethesda, mesma desenvolvedora de Fallout e Skyrim, Starfield tem pelo menos uma década de produção, contando com mais de 500 pessoas no processo de construção do título. O objetivo é garantir que mil planetas prometidos consigam entregar conteúdo e qualidade.

Que planetas são esses? Starfield tem a premissa de ser um jogo mundo aberto no qual os jogadores podem explorar esses planetas da forma que desejar. Não se tem muitas informações sobre a narrativa do jogo, no entanto o que se tem é que a característica de "exploradores do espaço" será predominante.

Starfield será exclusivo da Microsoft, saindo para PC e Xbox Series S/X.

Diablo 4 (6 de junho)

Diablo IV foi anunciado pela primeira vez em novembro de 2019, durante a Blizzcon, convenção anual da desenvolvedora de games Blizzard Entertainment. A história de Diablo IV se passa décadas após os eventos da expansão Reaper of Souls de Diablo III. Desta vez, cultistas invocaram a principal antagonista do jogo, Lilith, que também é filha do conhecido vilão Mephisto.

Diablo IV sairá para PS4 e PS5, além de Xbox Series S/X/One e PC.

Final Fantasy XVI (22 de junho)

O RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square Enix é o décimo sexto título principal da série Final Fantasy e se passa em Valisthea, um local "cravejado de Cristais-Máter: montanhas de cristais cintilantes que se elevam sobre os reinos ao redor delas, abençoando-os com éter".

O jogador controla Clive Rosfield, em um mundo cravado por uma "praga destrutiva" que chegou ao local e ameaça perturbar a "paz frágil" alcançada pelos estados em guerra pelo controle do éter.

Final Fantasy 16 será exclusivo de PS5.

Marvel's Spider-Man 2 (setembro - outubro / sem data - 2023)

Sequência do sucesso de 2018, Spider-Man 2 continua as aventuras de Peter Parker e Miles Morales, com os dois atuando juntos para defender Nova York de novas ameaças.

Desenvolvido pela Insomniac, o game será outro exclusivo de PS5.

Veja também

Newsletter