Dia do Ciclista: Google Maps pode ajudar na hora de pedalar pela cidade
Há um ditado popular que diz que, depois que a gente aprende, nunca mais esquece como é andar de bicicleta. A magrelinha - como é chamada em alguns lugares do país - é uma companhia popular, principalmente, por ser um meio de transporte individual e sustentável e, em tempos de pandemia, se tornou ainda mais requisitada pelos brasileiros.
De acordo com a Aliança Bike, Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas de bicicletas cresceram 50% em 2020 em comparação com o ano anterior. Milhares de pessoas no País passaram a usar bikes diariamente, seja para evitar o transporte público, praticar atividade física e até mesmo trabalhar, como no caso dos entregadores de delivery.
O interesse maior pela bicicleta também pode ser verificado na utilização de aplicativos de localização. “Embora a popularidade das bicicletas já viesse aumentando nos últimos cinco anos, percebemos que os pedidos de instruções sobre como chegar a lugares usando bikes aumentaram 69% no Maps e atingiram um recorde histórico em junho de 2020”, explicou o Google à Folha de Pernambuco.
Leia também
Com redução de IPI, PlayStation 5 (PS5) fica mais barato no Brasil
Apple lança Beats Studio Buds no Brasil e promete conexão rápida com dispositivos Android e iOS
Quais trajetos podem ser feitos usando rotas cicláveis no Recife?
Por conta desse aumento na procura por trajetos usando o modal e para celebrar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta quinta-feira (19), separamos cinco dicas de como o Google Maps pode ajudar na hora de pedalar pela cidade.
Encontre bicicletas
Se você não tem uma bicicleta, mas gosta de sentir o vento no rosto, principalmente nos fins de semana, o Google Maps pode fornecer detalhes sobre estações de compartilhamento.
Graças a uma parceria com a Tembici e apoio do Itaú Unibanco, o aplicativo avisa, em tempo real, a disponibilidade de uma bicicleta compartilhada, quanto tempo o usuário levará para caminhar até ela e seu tempo total de viagem.
O recurso está disponível em mais de 100 cidades em mais de 25 países e, no Brasil, funciona em Peernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Aumente (ou diminua) a elevação
Para os mais aventureiros, o aplicativo também mostra a altitude de colinas ou ladeiras que estiverem na rota do usuário, para que o ciclista possa avaliar o quão plano ou íngreme será seu passeio.
Compartilhe sua localização em tempo real
Se você estiver pedalando com um grupo de ciclistas, também é possível compartilhar sua localização via Maps para que todos possam pedalar em seu próprio ritmo sem perder o contato.
O recurso também é útil em caso de encontros para pedalar com um único amigo.
Acione o app pelo assistente de voz
Para que o ciclista não precise parar de pedalar para checar o trajeto, é possível usar o Google Assistente para ativar e controlar o Maps.
Nunca mais procure sua bicicleta
Assim como os motoristas de carro, os ciclistas também podem salvar vagas de estacionamento para suas bikes.
Basta tocar no ponto azul que marca seu próprio local e selecionar “Salvar vaga de estacionamento”, assim você poderá estacionar sua magrela sem risco de esquecer onde a deixou.