Eleições 2022: e-Título só poderá ser emitido até este sábado (1º)
Emissão da versão digital do título eleitoral estará suspensa no domingo (2)
O e-Título, aplicativo que pode substituir o título de eleitor, só emitirá a versão digital do documento até este sábado (1º), segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que, mesmo que o usuário consiga baixar o app no dia eleição, não será possível acessar a ferramenta e, consequentemente, os dados necessários para comparecer ao local de votação usando apenas o celular. Segundo o TSE, a emissão da versão digital do título estará suspensa no domingo (2) e só voltará a ser liberada a partir da segunda-feira (3).
Leia Também
• Eleições 2022: Qual o horário da votação? Fuso de Brasília será seguido em todo o País
• Eleições 2022: Quer imprimir o título de eleitor em casa? Veja como
• Eleições: sete aplicativos que devem ajudar o eleitor durante o período eleitoral
O aplicativo gratuito está disponível para celular Android e iPhone (iOS) e pode ser baixado tanto na Apple Store, quanto no Google Play. Entre os serviços oferecidos, além da obtenção da via digital do título de eleitor, o usuário também consegue consultar o local de votação, pedir justificativa de ausência, emitir a certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros.
Para usar o e-Título, o eleitor precisa ter um registro na Justiça Eleitoral e a biometria cadastrada. Ao baixar o aplicativo é indicado fazer o login e manter o acesso ativo, para garantir o pleno uso na seção eleitoral. Ainda de acordo com o TSE, “no dia da eleição, também não será possível resolver eventuais problemas com o uso do aplicativo”.
Até a última segunda-feira (26), dados do TSE apontavam que cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil e exterior já haviam ativado o aplicativo e-Título, sendo registradas mais de 13 milhões de ativações só em 2022.