Entenda como o e-mail profissional impulsiona campanhas de e-mail marketing
Email profissional ajuda a aumentar a taxa de abertura de emails
O e-mail marketing é uma importante estratégia de conversão e algumas empresas ainda não têm noção do seu poder.
Para que a sua campanha de e-mail marketing funcione, é preciso considerar todas as estratégias que vão melhorar a taxa de abertura. Uma delas é a utilização do e-mail profissional.
Pesquisas mostram que e-mails personalizados apresentam uma taxa de conversão seis vezes maior. Quando se fala em personalização, a criação de um e-mail corporativo se mostra essencial para que este sucesso já comece no momento em que o e-mail é recebido.
Mas, por que este fenômeno acontece? Bem, são muitas as razões pelas quais um e-mail profissional se mostra mais eficiente. A seguir, vamos discutir um pouco mais sobre esse assunto.
Por que e-mails profissionais apresentam maior taxa de abertura?
Fazendo um pequeno experimento com seus próprios e-mails, você vai verificar que, dificilmente, alguém se interessa pelas correspondências de remetentes desconhecidos.
Isso acontece porque é mais fácil confiar nos e-mails que já conhecemos, como o de amigos ou de empresas nas quais nos inscrevemos para receber novidades.
Alguns destes e-mails desconhecidos nem chegam na caixa de entrada e vão parar direto no spam. Os provedores de e-mail tendem a identificar quais são as ameaças ou perturbações que você pode sofrer e separam estes e-mails em uma caixa pouco verificada.
Entretanto, quando o email é profissional, a situação muda completamente. Muitas vezes você consegue receber e-mails de empresas com muito mais facilidade, principalmente quando o domínio da empresa é seguro.
O e-mail empresarial traz essa credibilidade que passa pelo filtro do spam e pode ser bem aceito por aquele que o recebe.
Assim, é muito mais fácil reconhecer a legitimidade de uma correspondência eletrônica quando ela vem acompanhada de um domínio profissional. Esse domínio pode até mesmo ser pesquisado para que o leitor tenha prova da legitimidade do conteúdo.
Agora, se você recebe um e-mail que não é profissional, pode facilmente identificá-lo como spam ou uma ameaça de golpe. Como o remetente não se deu ao trabalho nem de investir em um e-mail personalizado, ele não pode estar falando sério, não é mesmo?
Considere a taxa de abertura de e-mail como uma métrica
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para a estratégia de vendas e fortalecimento de marca.
Outro estudo mostra que 99% dos consumidores checam a sua caixa de e-mails diariamente, então, podemos considerar que esse é um canal direito para que você tenha contato com seus atuais e futuros clientes.
Já parou para pensar no que você pode estar perdendo por não realizar campanhas de e-mail marketing? Não aproveitar o potencial dos e-mails pode representar menos vendas, principalmente se o seu negócio está presente no ambiente digital.
A taxa de abertura de e-mails é um dado importante que pode te ajudar a entender se os usuários estão se interessando pelo seu conteúdo ou se o que você entrega não é satisfatório.
Essa métrica também é utilizada em testes A/B para determinar quais tipos de e-mails são mais interessantes para os usuários.
Outra característica importante sobre esse assunto é que a taxa de abertura de e-mails pode revelar qual é o melhor horário para envio.
Por meio de testes e análises dos resultados, é possível entender em qual horário o seu público está mais disposto a consumir o conteúdo enviado e, dessa forma, aderir às propostas.
Estratégias para melhorar a taxa de abertura de e-mail marketing
Se você não tiver um email profissional e utilizar boas estratégias, suas campanhas de e-mail marketing podem não gerar os resultados esperados.
Siga estas dicas e veja como melhorar suas campanhas!
Crie estratégias personalizadas
É preciso que você faça uma análise da sua base de leads para ter segmentações diferentes. Cada segmento de clientes pode ter comportamentos, gostos e interesses variados.
Quando você prepara os e-mails de acordo com cada tipo de lead, a chance de despertar interesse é maior e, assim, a taxa de abertura aumenta.
Tenha atenção ao timing dos e-mails
Quando falamos de timing, não estamos nos referindo somente aos horários dos e-mails enviados.
O timing diz respeito também à frequência de e-mails direcionados de acordo com cada estágio da jornada do cliente, respeitando as características de segmentação do lead.
Se enviar e-mails demais, pode deixar o lead cada vez mais frio. É preciso estudar as estratégias para saber qual a frequência ideal de envios e não perder oportunidades de abertura e conversão.
Trace um objetivo claro para cada e-mail
Se você não tem uma estratégia clara, não envie um e-mail à toa. Você precisa ter em mente que o seu contato deve vender algo, fazer o usuário executar alguma outra ação ou apenas alimentar o lead de conteúdo para que ele continue se aquecendo para o momento de compra.
Tenha um e-mail profissional
O email profissional confere credibilidade ao seu negócio, e isso não se deve apenas por conter o nome da marca. Avalie as suas campanhas até o momento e, se ainda não tiver um e-mail empresarial, procure por uma hospedagem de e-mail agora mesmo.
Invista tempo e criatividade em bons títulos
A primeira impressão que o leitor tem do seu e-mail é o título. Uma boa chamada pode impactar na decisão do usuário de abrir ou não o seu e-mail.
É importante que a primeira linha desperte a curiosidade do leitor e incentive a abertura do conteúdo.
O corpo do e-mail também é importante
Mesmo que o usuário não saiba qual é o seu conteúdo antes de abrir o e-mail, a reputação que a sua marca cria através de e-mails anteriores conta muito.
Se os consumidores passarem a achar o seu conteúdo irrelevante, a taxa de abertura de e-mail tende a cair cada vez mais.
Por isso, prepare um conteúdo certeiro, de acordo com cada objetivo e não se estenda muito, pois é necessário que o conteúdo seja interessante e rápido.
Você pode colocar um botão para execução de ações diretas no site ou para que o cliente leia mais sobre algum assunto no seu blog, por exemplo.
O e-mail marketing é uma estratégia de conversão muito importante e é preciso que o seu negócio tire o melhor proveito do potencial dessa ferramenta. Essa é uma forma de comunicação ativa que pode ser explorada de diversas formas.
A taxa de abertura de e-mail é um dado essencial para definir o sucesso de suas campanhas de marketing. Quanto mais alta a taxa de abertura, melhor é a relação do usuário com o conteúdo que sua marca compartilha.
Para aumentar essa métrica, ter um e-mail profissional é essencial. Ele traz a credibilidade necessária para que o seu conteúdo passe tanto pelo filtro do spam, quanto pelo filtro do consumidor.
Portanto, não deixe de explorar os emails para melhorar o sucesso de suas campanhas e crie um e-mail empresarial para o seu negócio.