Logo Folha de Pernambuco

Equipe da UFPE conquista o bicampeonato da maior competição de robótica do mundo

O evento deste ano reuniu mais de 2.400 participantes de 49 países em 305 equipes

Alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram, pela segunda vez, o primeiro lugar durante a RoboCup - Divulgação

Alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram, pela segunda vez, o primeiro lugar durante a RoboCup, maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, que, este ano, aconteceu em Bordeaux, na França.

Os estudantes fazem parte da equipe RoboCin e competiram na categoria Small Size Soccer, na qual robôs são montados e programados pelos estudantes para jogar uma partida de futebol sem a intervenção humana.

A final foi disputada contra uma equipe da Universidade de Hanover, na Alemanha, e o time pernambucano venceu a partida por 3x0. Eles finalizaram a competição invictos e não levaram nenhum gol.

A RoboIME, equipe de estudantes do Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, também participou da mesma categoria e ficou em 5º lugar.

O evento deste ano reuniu mais de 2.400 participantes de 49 países em 305 equipes. O Brasil foi o terceiro país com a maior delegação no mundial, com 23 times, ficando atrás apenas da Alemanha e do Japão. No ano passado, a equipe também saiu vitoriosa do mundial. 

Equipes brasileiras participaram da RoboCupEscreva a legenda aqui

Destaque brasileiro
Além dos pernambucanos e da equipe carioca, outros jovens brasileiros também obtiveram bons resultados com suas equipes, em outras modalidades.

Nas categorias para estudantes dos ensinos fundamental e médio, duas equipes de São Paulo conquistaram o 3º lugar em duas categorias diferentes: a equipe do colégio Etapa Vila Mariana, na modalidade OnStage, na qual os alunos precisam realizar uma performance junto com robôs; e a equipe do colégio Objetivo Integrado, na modalidade Rescue Simulation, na qual a equipe precisa programar e criar robô para superar desafios em um ambiente simulado.

Nos jogos para estudantes do ensino superior e pós-graduação, a equipe Itandroids, do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, e BahiaRT, da Universidade Estadual da Bahia, conquistou 4º e 5º lugares, respectivamente, na categoria de futebol de robôs simulado em 3D.

Na categoria de robôs domésticos, a equipe RoboFEI, do Centro Universitário FEI/SP, finalizou a competição em 6º lugar, seguido pela equipe da FURG, do Rio Grande do Sul, que ficou em 9º lugar.

Próximos passos
O trabalho da equipe RoboCin segue mesmo com o retorno da França. Agora, os jovens devem se preparar para a Competição Brasileira de Robótica, o maior evento da área da América Latina, que classifica as equipes para disputarem o mundial. Este ano, o evento acontece entre 07 e 12 de outubro no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.

Assim como a RoboCup, a competição é dividida em categorias, onde robôs autônomos devem realizar tarefas sem qualquer intervenção humana; algumas categorias reproduzem tarefas do cotidiano, como a categoria AtHome, onde robôs devem limpar uma casa e retirar o lixo, por exemplo; mas há também as disputas no formato “mata-mata”, como as categorias de futebol de robôs, ou por pontos corridos, como a Humanoide Robot Racing, que é a corrida de robôs.

As inscrições para a Competição Brasileira de Robótica estão abertas até o dia 31 de julho. Podem participar equipes formadas por estudantes universitários, pós-graduandos ou pesquisadores das áreas de robótica, engenharia ou similares, de todo o Brasil. O objetivo é divulgar e difundir os estudos e tecnologias desenvolvidas pelas universidades na área de robótica. O evento é organizado pela RoboCup Brasil.

Veja também

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem
CINEMA

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem: "Acho risível a masculinidade", diz ator

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
INFÂNCIA

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Newsletter