Estudantes da UPE conquistam destaque internacional em robótica cognitiva e Inteligência Artificial
Alunos conquistaram o título de 'Melhor Projeto de Pesquisa em Robótica Cognitiva da América Latina'
Estudantes dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) foram destaque em evento no Chile e conquistaram o título de 'Melhor Projeto de Pesquisa em Robótica Cognitiva da América Latina'.
No Latin American Summer School on Cognitive Robotics (Lacoro), que reuniu pesquisadores de todo o mundo no último mês de dezembro, participaram dez estudantes da UPE e três deles foram destaque nas categorias graduação, mestrado e doutorado.
Sob a orientação do professor Bruno Fernandes, docente da Poli-UPE, os alunos apresentaram trabalhos inovadores em áreas como aprendizado de máquina, visão computacional e Inteligência Artificial (IA).
Alexandre Rodolfo Moreira Pereira foi o vencedor na categoria melhor trabalho de estudante de graduação, com o projeto "Interações sociais em ambientes virtuais com Large Visual-Language Models".
Luciana Machado Lins foi finalista na categoria melhor trabalho de estudante de mestrado, com "Desenvolvendo Agentes Artificiais Empáticos utilizando Large Language Models (LLMs)".
Já Angel Antonio Ayala Maldonado foi finalista na categoria melhor trabalho de estudante de doutorado, com "Controle autônomo de drones com métodos baseados em aprendizagem".
Também participaram os estudantes:
- João Vinicius Ribeiro de Andrade, com o trabalho "Séries temporais fuzzy e aprendizado federado";
- Monique Suellen de Lima e Silva Tomaz, com "Detecção de anomalias emocionais";
- Jose Alejandro Lopez Quel, com "Detecção de micro expressões faciais";
- Agostinho Freire, com "Aprendizado federado e destilação de conhecimento";
- Nathália Cauás, com "Chain of Thought em LLMs para narradores dinâmicos em jogos";
- João Vinicius Ribeiro de Andrade, com "Séries temporais fuzzy e aprendizado federado";
- Diego Roche, com "Aprendizado federado".
Além de apresentarem pesquisas no Lacoro, os estudantes também participaram de palestras com especialistas internacionais, workshops interativos e sessões de mentoria.
As atividades abordaram desde técnicas avançadas em robótica e inteligência artificial até estratégias para ingresso no meio acadêmico global.
“Foi um evento muito importante para minha formação profissional e acadêmica, onde pude aprender na prática os usos da IA na robótica”, destacou o estudante Alexandre Rodolfo Moreira.
A estudante Monique Suellen destacou a experiência no evento, um dos principais encontros mundiais sobre conhecimento e uso da IA para aplicações de robótica.
“Participar do Lacoro foi uma experiência transformadora e um marco na minha trajetória como pesquisadora. Tivemos a oportunidade única de nos conectar com os mais renomados especialistas em robótica cognitiva e inteligência artificial, além de ter acesso a tecnologias de ponta que moldam o futuro dessas áreas”, destacou a pesquisadora.
Monique também ressaltou o trabalho de toda a equipe liderada pelo professor Bruno Fernandes, e destacou o suporte da UPE.
"O reconhecimento das nossas premiações nas três categorias, graduação, mestrado e doutorado reafirma o potencial que temos no Brasil para produzir ciência de excelência. O prêmio não é apenas um reconhecimento ao esforço individual, mas ao impacto de um grupo comprometido em fazer a diferença no cenário científico global", afirmou Monique Suellen.
Para o professor Bruno Fernandes, a premiação impulsiona a UPE e o Brasil no campo da pesquisa e inovação com o uso da Inteligência Artificial e robótica.
"A participação no evento foi importante para a UPE por diversas óticas. Temos enviado estudantes para participar de tais ações na América Latina, o que tem nos proporcionado uma maior integração e colaboração com pesquisadores da região", destacou Bruno Fernandes.