Estudantes pernambucanos vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

Ao todo, disputa contará com 90 equipes, de 6 a 12 integrantes cada, pertencentes a 24 estados

Alunos do SESI competem em torneio de robótica - SESI/Divulgação

Alunos do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) vão embarcar para o Rio de Janeiro no início de agosto para competir no Festival de Robótica Off Season. Promovido pelo SESI nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto, na Marina da Glória, na cidade do Rio de Janeiro.

Serão 90 equipes, de 6 a 12 integrantes cada, pertencentes a 24 estados brasileiros. 

Segundo o SESI, estudantes pernambucanos, todos do Novo Ensino Médio, integram três equipes distintas que irão competir nas modalidades F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC), esta última, formada por alunos SESI e do SENAI. Eles devem trazer desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 metros de altura e 56kg.

Durante o torneio, serão avaliadas a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena. Os estudantes também serão avaliados pelos diversos recursos que utilizaram para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros. 

Também é preciso pensar na comunidade e é preciso pensar, além do desempenho dos equipamentos, em projetos sociais para serem inseridos em duas comunidades, assim como o plano de marketing e gestão financeira das equipes.

Entenda como funcionam as modalidades:
F1 in Schools – Para esta modalidade, os estudantes da equipe GRT, do SESI Goiana, modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2.

 FTC - Nesta modalidade, a equipe NewGen Leaders, da Escola SESI de Petrolina, constrói e programa robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

FRC – Já o time North Lions, do SESI Ibura, no Recife, precisa construir e programar robôs de porte industrial, que chegam a 56kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.

 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter