Existe diferença de habilidades entre jogadores de Counter-Strike e League of Legends?
Com propostas de ação diferentes, games exigem skills específicos em suas partidas
League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) são dois games extremamente populares entre a geração atual. Com propostas diferentes, sendo CS: GO um FPS (First-Person Shooters) e LoL um Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), ambos exigem habilidades específicas de seus jogadores, como mira e concentração ou trabalho em equipe e estratégia.
Leia Também
• Dia das Crianças: sete jogos para curtir com toda a família
• Taça das Favelas Free Fire tem inscrições abertas; 78 equipes representam Pernambuco
• Torneio de League of Legends x1 para amadores abre inscrições no Brasil
De acordo com o neurologista Júlio Pereira, especificamente no CS:GO, os jogadores usam diferentes partes do cérebro, responsáveis pela visão e habilidades motoras, para terem êxito durante as partidas. “Essas habilidades vão servir na hora que você vai mirar, na hora que você vai acertar e na hora que você vai coordenar essas duas habilidades. Além disso, tem o tempo de resposta também, que é o tempo em que você vê uma cena, imagina como vai agir e toma uma decisão”, explica.
O site de apostas em LoL Betway criou gráficos mostrando quais as principais habilidades requisitas por cada game. No caso de CS: GO, as principais skills para se dar bem no jogo são boa mira, reflexo rápido, boa memória, precisão de movimentos, entre outras.
Para League of Legends, o foco maior está na ação rápida, raciocínio lógico, trabalho em equipe e, claro, coordenação motora. Sempre pensando de forma coletiva. Para ambos os games, conhecimento de jogo também é fundamental.
Ainda segundo o médico, o que mais chama atenção é a neuroplasticidade dos jogadores profissionais de e-Sports de ambas as modalidades. “O cérebro de um jogador profissional acaba, com o tempo, preparando-se para utilizar algumas habilidades que, no mundo real ou de quem não é gamer, não é utilizada de forma tão intensa”, finaliza. Ou seja, para desafios diferentes é preciso desenvolver skills diversas que se adaptem aos cenários encontrados nos jogos.