F8 Refresh: conferência do Facebook traz novidades para perfis comerciais
A conferência anual de desenvolvedores do Facebook aconteceu nesta quarta-feira (8) e ganhou uma edição mais curta do que em anos anteriores, por conta da pandemia de Covid-19. Batizada de “Refresh”, o evento - que aconteceu de forma 100% remota - trouxe novidades da empresa para desenvolvedores e contas comerciais, com destaque para a abertura da API (Application Programming Interface) do Messenger para o Instagram e do WhatsApp Business.
Confira o que rolou:
Mensagens mais integradas
A liberação da API do Messenger para o Instagram permitirá as empresas integrarem recursos do mensageiro a rede social, para interagir com seus clientes via Direct. A atualização passa a funcionar após ambas as plataformas terem se tornado uma extensão da outra, pelo menos, no que diz respeito ao envio de mensagens.
Para o WhatsApp Business, o Facebook diminuiu o tempo que as contas comerciais levavam para começar a usar a API no aplicativo, passando de semanas, para "apenas cinco minutos", segundo a empresa. Além disso, a plataforma poderá avisar ao usuário quando um produto voltar para o estoque da loja e oferecer mais interações com o cliente.
A versão business do WhatsApp terá mais opções para usar com o chatbot. Algumas delas são as mensagens de lista, para que as pessoas possam fazer uma seleção em um menu de até 10 opções e o botão "responder", para que os usuários façam uma réplica rápida.
Melhorias foram anunciadas nesta quarta-feira (2). Foto: Facebook/Divulgação
Conexão de Login
Ainda em fase de testes a Conexão de Login com o Messenger permitirá aos clientes trocarem mensagens com as contas comerciais diretamente do fluxo de login do Facebook. De acordo com gigante, entre os participantes que testaram o recurso mais de 70% optou por permitir a troca de mensagens nesta modalidade.
Business Apps
O Facebook também revelou que vai permitir extensões criadas por desenvolvedores terceiros (que não fazem parte diretamente da empresa) para o Facebook Business Suite. A plataforma de gerenciamento de páginas e contas do Facebook, Instagram e Messenger, foi lançada no ano passado. Para criar um app que funcione no ecossistema da companhia será preciso se inscrever antecipadamente no site disponibilizado pela gigante.
Realidade aumentada e outros destaques
O evento contou com melhorias no Spark AR, plataforma de criação de realidade aumentada (RA) do Facebook, que ganhou a possibilidade de efeitos em RA entre vários participantes de uma mesma chamada. Recurso parecido com o divulgado pela Microsoft, para o Teams pessoal, que coloca todas as pessoas da chamada em um plano de fundo conjunto.
Por fim, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou que tornou o PyTorch sua linguagem padrão para construir todos os modelos de AI e aprendizado de máquina da companhia. Para além das novidades tecnológicas o Facebook também doou 250 mil dólares para a Girls in Tech (Garotas na Tecnologia, em tradução livre): uma organização global sem fins lucrativos com foco na diversidade, igualdade e inclusão por meio da construção de habilidades e recursos de busca de emprego para mulheres com paixão por tecnologia.
Veja também
Fernanda Torres
Brasileiros "invadem" perfil da Academia após post com foto de Fernanda Torres: "entrega o Oscar"
Economia