Facebook adiciona recurso Reels à plataforma
Ferramenta de vídeos curtos poderá ser vista no feed de notícias e compartilhada em grupos
O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (29), que o recurso Reels, lançado em agosto do ano passado no Instagram, será adicionado à rede social. Inicialmente, a ferramenta está disponível para iOS e Android, mas apenas para usuários dos Estados Unidos. Será possível compartilhar conteúdos feitos para o Reels entre as plataformas, independente do número de seguidores.
Leia Também
• Facebook suspende projeto do Instagram para crianças
• YouTube endurece medidas contra vídeos antivacinas
• TikTok atinge a marca de 1 bilhão de usuários pelo mundo
O usuário poderá assistir ao conteúdo direto no feed de notícias ou em grupos, além de seguir o criador do vídeo, curtir e comentar ou compartilhar com amigos.
A empresa destaca que os Reels do Facebook poderão alcançar todos os usuários da plataforma, não apenas aqueles que estão adicionados à rede de amigos do usuário, da mesma forma como funciona no Instagram atualmente.
Quando o conteúdo for compartilhado em um grupo, os administradores poderão usar uma nova configuração chamada 'Tema Único', que facilita solicitar aos membros que compartilhem a publicação em seus próprios Reels.
Por fim, tentando atrair os criadores de conteúdos do Instagram para a rede social, o Facebook permitirá que alguns influenciadores convidados possam compartilhar seus conteúdos entre as redes, oferecendo uma bonificação em dinheiro dependendo do engajamento com o conteúdo.
Entre as ferramentas de edição criativa presentes no recurso estão:
Áudio
Para criar o Reels, será possível pesquisar uma música da biblioteca de músicas do Facebook ou usar um áudio original; adicionar áudio da câmera antes de capturar um clipe ou depois e até mesmo usar áudios de criadores de conteúdo.
Efeitos AR
Selecionar efeitos presentes na plataforma usando a biblioteca de realidade aumentada, criada pelo Facebook ou por desenvolvedores de terceiros, para gravar vários clipes com efeitos diferentes;
Cronômetro e contagem regressiva
Configurar o cronômetro para gravar sem precisar pressionar o botão do obturador;
Velocidade
Acelerar ou desacelerar o vídeo durante a gravação;
Múltiplos clipes
Juntar vários vídeos em uma única gravação, gravando-os juntos ou selecionando-os na galeria.
É importante ressaltar que o Reels no Facebook está definido para ser público apenas para criadores com mais de 18 anos. É possível escolher quem assiste aos vídeos com a mesma categoria de privacidade utilizada na plataforma, Público, Amigos ou personalizado (excluindo usuários específicos). Ainda não há previsão de chegar ao Brasil.