Logo Folha de Pernambuco

Facebook troca feed por Página Inicial e inaugura nova aba para atrair usuários

Organizaçao pensada pela empresa busca facilitar controle de conteúdos e personalização na página inicial

Facebook anuncia reformulação na página incial da rede social - Divulgação/Facebook

A Meta anunciou, nesta quinta-feira (21), o lançamento de duas novas ferramentas de organização de conteúdo para o Facebook: a Página inicial e a aba Feeds. De acordo com  Mark Zuckerberg, CEO da empresa, a nova organização pretende facilitar o controle de conteúdo a ser acessado na rede social, dando prioridade às informações que são favoritas dos usuários. 

A aba de Feeds fornecerá uma nova maneira de acompanhar as publicações mais recentes de amigos, páginas e grupos. É uma nova guia presente na barra de atalhos da Página Inicial do Facebook. Os usuários que usam a rede social por um iPhone (iOS) a observarão na parte inferior do aplicativo. Já os usurários que acessam por um celular Android a verão na parte superior. Nela, será possível criar uma lista de favoritos, que filtrará o conteúdo acessado.

A barra de atalhos muda de acordo com as abas mais utilizadas na Página, mas a nova ferramenta poderá ser fixa, conforme o gosto do usuário, através do recurso de personalização disponibilizado pela rede social. 

Já a Página Inicial também foi reformulada e oficialmente batizada - deixando de ser chamada de feed para não ser confundida com o novo recurso.  Na página principal de acesso à rede, estarão disponíveis também os Reels e Stories, assim como recomendações personalizadas. Confira a nova organização: 

Facebook reformula Página inicial e aba Feeds

A empresa explicou que, enquanto a Página Inicial funcionará como um espaço amplo de descoberta de novos conteúdos e criadores recomendados, o Feeds será aquele local mais íntimo, com conteúdos favoritados e personalizados e com uma maneira fácil e rápida de organizar e acessar o que os amigos e comunidades postaram recentemente. Por isso, no Feeds não haverá postagens sugeridas, como na Página Inicial, mas há anúncios. 

Na Página Inicial, será possível ainda a criação de Reels, no formato similar ao do TikTok, e que poderão ser compartilhados tanto no Feeds como nos Stories. Com isso, a empresa busca se aproximar do público mais jovem, consumidor de vídeos da rival TikTok. 

 

 

Veja também

Metade das escolas brasileiras descumpre lei antirracista
racismo

Metade das escolas brasileiras descumpre lei antirracista

Projeto promove batalha de rima para combater mudanças climáticas no Nordeste neste sábado (30)
CULTURA E MEIO AMBIENTE

Projeto promove batalha de rima para combater mudanças climáticas no Nordeste neste sábado (30)

Newsletter