Facebook troca feed por Página Inicial e inaugura nova aba para atrair usuários
Organizaçao pensada pela empresa busca facilitar controle de conteúdos e personalização na página inicial
A Meta anunciou, nesta quinta-feira (21), o lançamento de duas novas ferramentas de organização de conteúdo para o Facebook: a Página inicial e a aba Feeds. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da empresa, a nova organização pretende facilitar o controle de conteúdo a ser acessado na rede social, dando prioridade às informações que são favoritas dos usuários.
A aba de Feeds fornecerá uma nova maneira de acompanhar as publicações mais recentes de amigos, páginas e grupos. É uma nova guia presente na barra de atalhos da Página Inicial do Facebook. Os usuários que usam a rede social por um iPhone (iOS) a observarão na parte inferior do aplicativo. Já os usurários que acessam por um celular Android a verão na parte superior. Nela, será possível criar uma lista de favoritos, que filtrará o conteúdo acessado.
A barra de atalhos muda de acordo com as abas mais utilizadas na Página, mas a nova ferramenta poderá ser fixa, conforme o gosto do usuário, através do recurso de personalização disponibilizado pela rede social.
Já a Página Inicial também foi reformulada e oficialmente batizada - deixando de ser chamada de feed para não ser confundida com o novo recurso. Na página principal de acesso à rede, estarão disponíveis também os Reels e Stories, assim como recomendações personalizadas. Confira a nova organização:
Leia Também
• Ameaçado pelo TikTok, Facebook luta para atrair jovens
• Facebook lança ferramenta para coibir desinformação em seus grupos
• França impõe multas milionárias a Google e Facebook por 'cookies'
A empresa explicou que, enquanto a Página Inicial funcionará como um espaço amplo de descoberta de novos conteúdos e criadores recomendados, o Feeds será aquele local mais íntimo, com conteúdos favoritados e personalizados e com uma maneira fácil e rápida de organizar e acessar o que os amigos e comunidades postaram recentemente. Por isso, no Feeds não haverá postagens sugeridas, como na Página Inicial, mas há anúncios.
Na Página Inicial, será possível ainda a criação de Reels, no formato similar ao do TikTok, e que poderão ser compartilhados tanto no Feeds como nos Stories. Com isso, a empresa busca se aproximar do público mais jovem, consumidor de vídeos da rival TikTok.