Facebook Viewpoints oferece recompensas para quem topar participar de pesquisas

Aplicativo está disponível para Android e iOS - Facebook/Divulgação

Na última segunda-feira (28), o Facebook anunciou a chegada do Viewpoints, um aplicativo de recompensas que promete pagar a quem responder pesquisas de mercado. A ferramenta já estava disponível nos Estados Unidos desde 2019, mas só agora chegou em território tupiniquim e é preciso se cadastrar no aplicativo para usá-lo, disponível para Android e iOS.

Leia também

Instagram testa figurinha que coloca link nos stories
5G e desigualdade de acesso à internet dominam debates no Mobile World Congress
10 grandes nomes da tecnologia que são LGBTQIA+

Como funciona
Para utilizar o app é preciso criar uma conta no Facebook Viewpoints e, em seguida, ser convidado a ingressar nos programas. O convite acontece via e-mail e considera os programas disponíveis, segundo as características necessárias para seu funcionamento. Os testes podem abranger diferentes plataformas da empresa como Instagram, WhatsApp e o próprio Facebook. 

Ao participar de um programa a ferramenta explicará quais informações serão coletadas, como serão utilizadas e quantos pontos você receberá ao concluir a tarefa. Eles também prometem informar quantos pontos o usuário precisa para receber um pagamento. Ao atingir a quantidade de pontos estipulada, eles podem ser trocados por um pagamento depositado diretamente na conta do PayPal do usuário

As tarefas são divididas em Estudo, Pesquisa e Recomendações e a cada mil pontos conquistados, o usuário recebe US$ 2,50 (cerca de R$ 12,35). De acordo com o Facebook, a categoria "Pesquisa" é a única que ainda não está liberada para o público brasileiro.

Privacidade
De acordo com a página oficial da companhia, quando o usuário se inscreve no Facebook Viewpoints, o aplicativo solicitará informações como nome, endereço de e-mail, país de residência, data de nascimento e sexo. Para algumas tarefas, podem ser solicitadas informações adicionais, como sua localização, por exemplo.

A empresa garante que, antes de iniciar qualquer programa, irá informar como as informações fornecidas por meio desse programa serão usadas. Além disso, garante que os dados solicitados não serão vendidos para apps de terceiros, nem compartilhados publicamente. 

O aplicativo Viewpoints do Facebook está aberto a qualquer pessoa com 18 anos ou mais, e cada programa terá seus próprios critérios de elegibilidade.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter