Logo Folha de Pernambuco

Fim de uma era: modelos antigos da BlackBerry param de funcionar

O "End-of-life" (fim da vida), é o nome da decisão da empresa de encerrar o sistema operacional

Celulares Blackberrys - Pixabay

Saudades dos smartphones com teclado físico? A partir desta terça-feira (4), muitos modelos da BlackBerry que no passado foram indispensáveis vão deixar de funcionar.

A empresa canadense decidiu retirar as novas atualizações de seu sistema operacional, o que significa que a maioria dos dispositivos BlackBerry, sinônimo da cultura digital móvel das últimas décadas e adotados por políticos e executivos, ficarão fora de serviço após este 4 de janeiro.

"A partir desta data, os dispositivos que executam estes serviços e software herdados através de uma operadora ou de conexões Wi-Fi deixarão de funcionar de forma confiável, inclusive para dados, telefonemas, SMS e a funcionalidade 911 (emergência)", informou a empresa em seu site no mês passado.

A manobra "End-of-life" (fim da vida) ou EOL, como a Blackberry a denominou, afeta o sistema operacional BlackBerry 7.1 e suas versões anteriores, o software BlackBerry 10, o BlackBerry PlayBook OS 2.1 e suas versões anteriores.

A empresa informou, no entanto, que os dispositivos que usam o sistema operacional Android da Google, inclusive o BlackBerry KEY2, lançado em 2018 e desenhado pelo Grupo TCL, da China, não seriam afetados pelas mudanças.

A decisão marca o fim de uma era na telefonia móvel, que alcançou seu auge no fim da década de 2000, quando a BlackBerry obteve grande sucesso comercial, especialmente entre profissionais.

O enorme teclado QWERTY para facilitar o envio de e-mails e o design simples e organizado foi bem recebido por líderes empresariais, celebridades, políticos e jornalistas.

Os aparelhos BlackBerry acabaram sendo suplantados por outros smartphones, inicialmente pelo iPhone da Apple, lançado em 2009.

As tentativas de relançar o BlackBerry fracassaram e sua associação com a TCL para o KEY2, o último modelo, não foram renovadas.

Desde 2013, a empresa com sede em Waterloo, Ontário, tem se concentrado no desenvolvimento e na produção de softwares.

Veja também

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio
doação

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio

Juri em tribunal civil considera Conor McGregor culpado pela acusação de estupro a uma mulher
ARTES MARCIAIS

Juri em tribunal civil considera Conor McGregor culpado pela acusação de estupro a uma mulher

Newsletter