Financial Times e OpenAI assinam acordo sobre conteúdo

O ChatGPT é parte da revolução da IA generativa

ChatGPT - Pexels/Reprodução

O jornal Financial Times (FT) e a OpenAI, criadora do ChatGPT, assinaram um contrato, nesta segunda-feira (29), que permitirá que a start-up de Inteligência Artificial (IA) integre parte do conteúdo do jornal em suas respostas.

O acordo permitirá que o ChatGPT dê a seus usuários "resumos de temas atuais atribuídos ao FT, citações e links em resposta a perguntas", indicou um comunicado do jornal.

Essa "parceria estratégica" ajudará a melhorar a utilização dos modelos do OpenAI, assegurou o FT.

Isso "nos dará informação sobre como o conteúdo é exibido através da IA", indicou o CEO do jornal, John Ridding.

O ChatGPT é parte da revolução da IA generativa, que permite produzir textos e imagens a pedido de um usuário em linguagem corrente.

Nos últimos meses, a agência americana Associated Press, a editora alemã Axel Springer, o jornal francês Le Monde e o grupo espanhol Prisa Media, chegaram a acordos de conteúdo com a OpenAI.

A empresa apoiada pela Microsoft se aproximou da imprensa, à medida que se torna mais suscetível a alegações de que a IA viola os direitos autorais e pelo potencial dessa tecnologia para alimentar a desinformação.

Os gigantes do Vale do Silício compilaram quantidades astronômicas de dados na internet para "treinar" seus modelos de IA.

É "justo" que as plataformas de IA paguem ao veículos de comunicação pelo uso de seu material, comentou Ridding, citado no comunicado.

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter