Golpe do iPhone 14: criminosos fingem pré-venda para atrair consumidores

Relatório identificou, entre 10 e 25 de agosto, quase nove mil sites de phishing com ofertas falsas

O verdadeiro iPhone 14 deve ser anunciado pela Apple no dia 7 de setembro - MacRumors/Reprodução

O iPhone 14, próximo celular da Apple, ainda nem foi lançado e já está atraindo a atenção dos cibercriminosos. Relatório de monitoramento da empresa de cibersegurança Kaspersky identificou, entre 10 e 25 de agosto, quase nove mil sites de phishing oferecendo falsas ofertas do novo dispositivo. Além de esvaziar a carteira das vítimas, a empresa afirma que a intenção do golpe é roubar também credenciais do Apple ID.

Como funciona
A estratégia dos malfeitores é conhecida. Conforme este evento se aproxima - marcado para o dia 7 de setembro - páginas falsas usando indevidamente o termo “iPhone” começam a pipocar pela internet. Segundo dos especialistas da Kaspersky, foram encontrados 1.023 registros fraudulentos apenas no dia 25 de agosto, o dobro da média diária de detecções de sites. 

Os golpes encontrados pelo relatório oferecem uma pré-venda com desconto ou até mesmo a compra do iPhone 14 antes do anúncio oficial - mesmo que ele ainda não tenha sido sequer confirmado pela Apple. Os cibercriminosos usam fotos dos modelos mais recentes para atrair a atenção das vítimas e, depois s que a pessoa insere os dados do cartão para efetuar a compra, as informações ficam com o criminoso (para clonar o cartão). O valor também é debitado do cartão, porém o produto não será enviado.
 
Em outros casos, os especialistas afirmam que os golpistas buscam obter as credenciais do Apple ID com páginas que imitam o site de login padrão da empresa. Com o e-mail da conta e a senha em mãos, os criminosos passam a ter acesso aos serviços Apple (App Store, Apple Music, iCloud, iMessage, FaceTime etc) e podem verificar todos os endereços de e-mail e senhas de login salvas no “preenchimento automático”, assim como os contatos e informações de pagamento eletrônico.  Fotos pessoais e documentos digitalizados salvos no iCloud também ficam vulneráveis. 

iPhone 14 (rumor)MacRumors/Reprodução

Abaixo, Fabio Assolini, chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, dá dicas para evitar que o consumidor caia em golpes do gênero: 

  1. Verifique se o site é legítimo antes de inserir seus dados pessoais ou financeiros. Para isso, compare o endereço do site que está acessando com o endereço oficial e veja se não há nenhum erro ortográfico.
  2. No geral, desconfie de todos os links recebidos, principalmente por redes sociais. Sempre faça um acesso direto (digitando o endereço oficial da empresa). Também não confie nos resultados pagos nas buscas on-line. Dê preferência para os resultados orgânicos, já que criminosos pagam para que links falsos sejam apresentados no topo das buscas.
  3. Evite acessar contas importantes, como a bancária, conectados em redes sem fio (Wi-Fi) públicas. Os pontos de acesso são convenientes, mas é melhor usar a conexão de dados privado ou uma rede segura. Redes abertas podem ser criadas por criminosos para monitorar o tráfego e copiar os dados de acesso ou redirecionar o acesso a sites falsos. 

 Evento da Apple

O verdadeiro iPhone 14 deve ser anunciado pela Apple no dia 7 de setembro, em Cupertino, na Califórnia. O evento poderá ser assistido pelo aplicativo da Apple TV, YouTube oficial da marca ou site em inglês, às 14h, horário de Brasília.

Veja também

Polícia Federal prende suspeito de contrabandear micos-leões dourados
Micos-leões

Polícia Federal prende suspeito de contrabandear micos-leões dourados

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Newsletter