Google anuncia novas medidas de informação e monitoramento das Eleições 2022

As novidades da gigante foram anunciadas durante o Google for Brasil, evento que acontece nesta terça-feira (14)

Anúncios aconteceram durante o Google for Brasil, em São Paulo - Google/Divulgação

O Google está se preparando para as eleições brasileiras. Durante o Google for Brasil, evento que acontece nesta terça-feira (14), em São Paulo, a empresa revelou que usará dados de buscas coletados pelo Google Trends — ferramenta que identifica tendências na Internet, para tentar sanar dúvidas de seus usuários sobre temas ligados ao período eleitoral. Além disso, a empresa destinou R$ 1,5 milhão para ONGs que trabalham pela ascensão e estruturação política de grupos com baixa representatividade em cargos eletivos.

Eleições na Busca 2022
Entre as medidas anunciadas, está um relatório inédito, que será distribuído em formatos impresso e digital, com dados do Google Trends com as buscas realizadas sobre temas importantes para o País, como economia, segurança e saúde nos últimos anos. O relatório estará disponível em julho.

Mas o destaque fica, principalmente, por conta do lançamento de uma seção de monitoramento, em tempo real, das Eleições Presidenciais de 2022. Isso significa que, ao acessar o Trends, o usuário terá acesso a dados captados em tempo real sobre os candidatos, os partidos, principais perguntas sobre temas relacionados às campanhas e as maiores tendências do ciclo eleitoral. 

A ferramenta funcionará de forma similar às lançadas nas eleições de 2018 e 2020. Segundo o Google, o site irá ao ar no dia 16 de agosto, dia em que começam oficialmente as campanhas eleitorais no Brasil.  

Campanhas políticas no Google

Relatório de Transparência de Publicidade Política
Outra forte medida instaurada pela gigante da Internet foi a inclusão de anunciantes e anúncios feitos no Brasil no Relatório de Transparência de Publicidade Política, nos próximos dias.

Isso significa que o site incluirá informações sobre qualquer anúncio nas plataformas do Google que mencione candidatos a cargos federais, partidos políticos e governantes eleitos, mesmo que não haja pedido de voto. Além do Brasil, esse recurso só está liberado em outros oito países: Austrália, Estados Unidos, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido, Taiwan e União Europeia.

O relatório reúne informações atualizadas sobre os anúncios eleitorais comprados por meio de plataformas de publicidade, como o Google Ads e o Display & Video 360.

Segundo a empresa, a publicidade eleitoral é definida como "toda aquela que menciona partidos políticos, candidatos para cargos de nível federal ou atuais titulares desses cargos". Quem quiser fazer anúncios desse precisará, obrigatoriamente, passar pelo processo de verificação - iniciado desde novembro de 2021.

Foco nas campanhas federais
Com a proximidade das eleições presidenciais de 2022, em um primeiro momento, o relatório incluirá apenas campanhas a nível federal. A página informará tanto os anúncios que foram exibidos quanto aqueles removidos por violações às políticas do Google - que ganham um pequeno texto explicando o motivo do banimento. O período eleitoral brasileiro começa a partir de julho - com anúncios oficiais do TSE, e vai até outubro, quando acontecem as votações. 

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