Google dará adeus ao Hangouts em novembro

Usuários serão migrados automaticamente para o Chat a partir de julho

Google migrará usuários do Hangouts para o Chat a partir de julho - Garena/Divulgação

O Google começou a dar adeus ao bate-papo Hangouts. Em comunicado publicado pela empresa, nesta segunda-feira (27), a gigante da Internet avisou que irá migrar automaticamente os usuários da versão gratuita de seus serviços, assim como os assinantes com perfil pessoal no Workspace para o Chat, seu novo aplicativo de mensagens, a partir de julho.

Os usuários de dispositivos móveis — celulares e tablets — já começaram a ver uma tela solicitando que façam upgrade do Hangouts para o Chat no Gmail ou no aplicativo homônimo.  Quem usa a extensão do Hangouts para o Chrome também verá a solicitação para migrar para o Chat na Web ou instalar o aplicativo para desktop. 

Segundo o Google, a migração de uma ferramenta para outra será melhor para os usuários, uma vez que no Chat é possível editar documentos, apresentações ou planilhas, sem precisar interromper uma conversa. A nova ferramenta também inclui o Spaces, um local dedicado para colaboração baseada em tópicos, que pretende atrair grupos e equipes na organização de tarefas do dia a dia. 

A hora da mudança
O Google vem avisando sobre a migração do Hangouts para o Chat desde 2020 e já chegou até mesmo a suspender o acesso para seus clientes de contas corporativas.  A empresa explica que, por conta da migração automática, os usuários de perfis pessoais ou gratuitos perderão o acesso ao aplicativo Hangouts à medida em que as datas de término forem chegando.

Apesar disso, conversas e histórico continuarão disponíveis assim que for feita a troca de aplicativos. "Para a maioria das pessoas, as conversas são migradas automaticamente do Hangouts para o Chat, por isso é fácil continuar de onde você parou", disse a empresa. Para garantir que nenhum dado seja perdido, o Google incentiva os usuários que desejam manter uma cópia dos dados do Hangouts a usar o Google Takeout para fazer o download das informações. O aplicativo ficará completamente indisponível a partir de novembro de 2022.

Veja também

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores
Incêndios

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter