Logo Folha de Pernambuco

Google dará adeus ao Hangouts em novembro

Usuários serão migrados automaticamente para o Chat a partir de julho

Google migrará usuários do Hangouts para o Chat a partir de julho - Garena/Divulgação

O Google começou a dar adeus ao bate-papo Hangouts. Em comunicado publicado pela empresa, nesta segunda-feira (27), a gigante da Internet avisou que irá migrar automaticamente os usuários da versão gratuita de seus serviços, assim como os assinantes com perfil pessoal no Workspace para o Chat, seu novo aplicativo de mensagens, a partir de julho.

Os usuários de dispositivos móveis — celulares e tablets — já começaram a ver uma tela solicitando que façam upgrade do Hangouts para o Chat no Gmail ou no aplicativo homônimo.  Quem usa a extensão do Hangouts para o Chrome também verá a solicitação para migrar para o Chat na Web ou instalar o aplicativo para desktop. 

Segundo o Google, a migração de uma ferramenta para outra será melhor para os usuários, uma vez que no Chat é possível editar documentos, apresentações ou planilhas, sem precisar interromper uma conversa. A nova ferramenta também inclui o Spaces, um local dedicado para colaboração baseada em tópicos, que pretende atrair grupos e equipes na organização de tarefas do dia a dia. 

A hora da mudança
O Google vem avisando sobre a migração do Hangouts para o Chat desde 2020 e já chegou até mesmo a suspender o acesso para seus clientes de contas corporativas.  A empresa explica que, por conta da migração automática, os usuários de perfis pessoais ou gratuitos perderão o acesso ao aplicativo Hangouts à medida em que as datas de término forem chegando.

Apesar disso, conversas e histórico continuarão disponíveis assim que for feita a troca de aplicativos. "Para a maioria das pessoas, as conversas são migradas automaticamente do Hangouts para o Chat, por isso é fácil continuar de onde você parou", disse a empresa. Para garantir que nenhum dado seja perdido, o Google incentiva os usuários que desejam manter uma cópia dos dados do Hangouts a usar o Google Takeout para fazer o download das informações. O aplicativo ficará completamente indisponível a partir de novembro de 2022.

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter