Google Fotos: aprenda a guardar suas imagens em uma pasta secreta e outras dicas
Muita gente costuma ficar nostálgica com a chegada do Ano Novo. Se você tem um telefone Android e quer relembrar os registros que fez ao longo de 2021 ou até mesmo esconder aquelas memórias mais comprometedoras, confira nossas dicas para usar o Google Fotos, o aplicativo de armazenamento de imagens do Google.
Leia Também
• Retrospectiva Tech: jogos que amamos em 2021
• Retrospectiva Tech: relembre 10 fatos marcantes das redes sociais em 2021
• Retrospectiva Tech: veja os smartphones que se destacaram em 2021
Acesse suas fotos pelo carrossel de Memórias
No topo da grade, é possível acessar as memórias assim que o usuário abre o aplicativo. De acordo com o Google, também é possível vê-las cronologicamente conforme a rolagem da página, relembrando esses momentos por mês, viagem ou eventos.
Guarde seus vídeos e fotos confidenciais
Disponível em celulares com Android 6 ou mais recentes, a Pasta Trancada permite salvar fotos e vídeos em uma pasta protegida por senha, garantindo que elas não estarão visíveis na biblioteca do app.
Na primeira vez que tentar mover fotos e vídeos para a Pasta trancada, haverá um aviso para configurá-la. Abra o app Google Fotos Fotos > Acesse Biblioteca > Gerenciamento > Pasta trancada, em seguida toque em Configurar a Pasta trancada. Siga as instruções exibidas na tela para desbloquear o dispositivo. Se a pasta estiver vazia, você verá a mensagem "Não há itens aqui".
Para mover fotos ou vídeos para a Pasta Trancada selecione as fotos e os vídeos que devem ser movidos, no canto superior direito, toque em Mais > Mover para a Pasta Trancada > Mover. Os backups na nuvem desses itens serão excluídos, deixando-os apenas em seu smartphone. Para selecionar fotos e vídeos da lixeira para a pasta secreta é importante restaurar o conteúdo da lixeira primeiro.
Veja suas memórias diretamente na tela inicial
O aplicativo possui uma opção de backup para celular, tablet ou computador que carrega todas as fotos do aparelho para a nuvem e deixa armazenado lá, organizando automaticamente e servindo também como backup dos momentos mais importantes. Ainda, com o “Memórias”, no Android e iOS, o usuário pode ver as memórias diretamente na tela inicial do telefone.
Crie álbuns compartilhados com seus amigos e familiares
É possível criar um álbum para enviar e receber fotos no app. Para isso basta convidar um contato para ter acesso ao álbum ou clicar em Compartilhar e gerar um link, que poderá ser repassado para qualquer pessoa.
Novidade chegando
O Google afirma que, nos próximos meses, será possível reviver as memórias no aplicativo de fotos de uma maneira mais vívida e realista, com o recurso cinematic. Para fazer isso, a gigante vai utilizar o aprendizado de máquina para prever a profundidade de uma imagem e produzir uma representação 3D da cena, mesmo que a imagem original não inclua informações de profundidade da câmera. Em seguida, é aplicado um efeito panorâmico suave.
O recurso foi apresentado pelo Google em 2020, mas só agora chegará aos telefones brasileiros.