Google inclui Guarani nas opções de tradução e começa a decretar o fim do "Ok, Google"
Novidades foram apresentadas durante o Google I/O - conferência anual de desenvolvedores da gigante
O Google apresenta, nesta quarta-feira (11), a primeira parte de sua conferência anual de desenvolvedores, o Google I/O. O evento traz, além de palestras e rodas de conversas voltadas para os profissionais da área de tecnologia, novidades para Android, novos recursos para ferramentas desenvolvidas pela gigante e produtos que devem ser comercializados pela empresa ainda este ano. O blog de Tecnologia e Games traz as principais novidades do evento. Confira.
Novos idiomas
Primeiro anúncio feito pela Big Tech foi a inserção de 24 novos idiomas ao Google Tradutor, incluindo o Guarani. O idioma indígena foi apresentando no telão durante a conferência com outras línguas de povos originários. “Como parte desta atualização, línguas indígenas das Américas (Quechua, Guarani e Aymara) e um dialeto inglês (Serra Leoa Krio) também foram adicionados ao Tradutor pela primeira vez”, disse a empresa. Ao todo, o Tradutor do Google agora conta com suporte para um total de 133 idiomas usados em todo o mundo.
Uma atenção aos tons de pele
Em parceria com professor e sociólogo de Harvard Dr. Ellis Monk, o Google anunciou a Escala Monk Skin Tone (MST), que traz mais 10 tons de pele para sua cartela. "Incorporaremos a escala MST em vários produtos do Google nos próximos meses e estamos liberando abertamente a escala para que qualquer pessoa possa usá-la para pesquisa e desenvolvimento de produtos", explicou a empresa. A ideia é que, ao fazer uma pesquisa de imagem, por exemplo, o usuário consiga refiná-la para encontrar resultados com o seu tom de pele, assim como — atualmente — acontece com as pesquisas no aplicativo Pinterest.
Esqueça o “Ok, Google”
Um dos recursos que devem empolgar ainda mais o usuário é a possibilidade de usar o assistente do Google sem precisar dizer a frase icônica “Ok, Google”. O recurso, Look and Talk - Olhe e Fale, em tradução livre - funcionará primeiro no Nest Hub Max, como o nome sugere. Projetado para ser ativado manualmente pelo usuário, o dispositivo vai identificar o contato visual e responder a perguntas feitas enquanto você estiver olhando para ele.
Além disso, o Google vai incluir frases rápidas que também não precisarão do "Ok". Por fim, o Assistente poderá entender melhor as imperfeições da fala humana, incluindo pausas, “umms” e interrupções — fazendo com que as interações pareçam muito mais próximas de uma conversa natural.
Leia Também
• Google Assistente terá novas respostas contra assédio, racismo e homofobia de usuários
• Google lança painel para tirar dúvidas sobre título de eleitor em seu buscador
• Google: buscas sobre "como fazer currículo pelo celular" crescem; veja outros temas muito pesquisados