Google I/O: em apresentação morna, Google anuncia que bard será liberado em 180 países

Evento do Google tenta, mas não consegue empolgar ao mostrar novidades que envolvem IA generativa

Google I/O 2023 - Reprodução/YouTube

O Google I/O, conferência anual de desenvolvedores da empresa, começou nesta quarta-feira (10), com expectativas ainda maiores em relação aos seus produtos e serviços. A espera foi, principalmente, por conta dos recentes a anúncios globais envolvendo avanços na Inteligência Artificial (IA) generativa, que deixou a gigante atrás da Microsoft na corrida.

Por isso, a expansão do Bard, IA da gigante da internet, para 180 países, chega como uma porta para a curiosidade de quem queria ver a tecnologia finalmente funcionando. 

Não à toa, o CEO do Google, Sundar Pichai, iniciou sua apresentação falando que teria várias novidades envolvendo IA. O executivo começou falando de ferramentas clássicas, sendo a primeira o Gmail, que deve receber recursos de IA generativa ao ajudar o usuário a escrever seus e-mails de forma mais assertiva. 

Em seguida, Sundar passou rapidamente novidades do Maps e do aplicativo Fotos. Para os mapas, a visualização imersiva para rotas foi o destaque, permitindo ao usuário visualizar cada segmento de uma rota antes de partir pelo caminho (ou durante o trajeto), seja dirigindo, caminhando ou pedalando.

No Magic Editor, a atençao é para a função que consegue completar imagens cortadas usando IA, o que deverá ser uma grande ajuda para quem não tem lá muitas habilidades na hora de tirar fotografias. 

Bard

Google mostra possibilidades do Bard com imagens

Apesar de bastante esperado, o Bard teve uma apresentação tímida durante o primeiro dia de Google I/O. Talvez o anúncio mais importante seja que ele começou a ser liberado para mais países - prestes a estar presente em 180 territórios e, também em breve, disponível em outros 40 idiomas.

Mas a impressão que fica é que o Google não sabe muito bem o que fazer com a IA generativa que criou e, por conta disso, tenta atirar para todos os lados, oferecendo apenas pequenas conquistas. 

"Como dissemos desde o início, modelos de linguagem grandes ainda são uma tecnologia nascente com limitações conhecidas. Assim, à medida que expandimos, continuaremos a manter nossos altos padrões de qualidade e nuances locais, ao mesmo tempo em que garantimos a adesão aos nossos Princípios de IA", disse Sissie Hsiao, vice-presidente e gerente geral do Google Assistant e Bard.

Podemos destacar, entre as novidades do Bard:

Ainda assim, as novidades mostradas pela gigante parecem mornas, se comparadas à enxurrada de anúncios feitos por últimos meses em diferentes aplicações.

O Google segue com sua política de "devagar se vai ao longe", sem saber o quão longe ficará de seus próprios objetivos. 

Veja também

Will Smith retribui presente de fã carioca
CELEBRIDADES

Will Smith retribui presente de fã carioca

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Newsletter