Google lança ferramenta voltada para as Eleições 2022 do Brasil
Apesar do foco nos candidatos presidenciais, a plataforma também mostra dados gerais das eleições
Anunciado em junho deste ano como parte de um pacote voltado para as eleições brasileiras, o “Google Trends - Eleições 2022” é o novo recurso da gigante de tecnologia. O foco da plataforma é na divulgação de informações sobre diversos temas eleitorais que os usuários têm mostrado interesse dentro do mecanismo de pesquisa do Google.
“Todos os dias, milhões de pessoas usam a pesquisa do Google para buscar informações de qualidade sobre o processo político. Esse conjunto de informações permite apontar tendências e mostrar o comportamento do brasileiro que usa o Google para se informar durante o período eleitoral, abrindo uma nova dimensão de compreensão dessas eleições”, disse o coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.
Como funciona?
O foco da nova ferramenta é a corrida presidencial. Os dados são gerados, em tempo real, sobre o que as pessoas estão pesquisando em cima de um nome específico e também quais outros termos estão ligados ao nome.
Leia Também
• Consumidores europeus acusam Google de descumprir regras sobre proteção de dados
• Google atualiza gerenciador de senhas; veja o que muda
• Google dará adeus ao Hangouts em novembro
Porém, vale ressaltar que não se trata de intenção de votos, mas, sim, do nível de interesse de eleitores na candidatura com seus respectivos termos e na eleição no geral.
Com um painel comparativo que mostra todas as candidaturas à Presidência, ao clicar em cada um, o usuário é redirecionado para uma página específica que contém informações de cada presidenciável para esta eleição de outubro.
A ferramenta também mostra insights sobre dúvidas que os eleitores têm em relação às eleições ou mesmo termos mais buscados e em crescimento dos últimos sete dias.
Um bom exemplo sobre o que é de maior interesse do eleitorado brasileiro, isso de acordo com os dados presentes na plataforma, é que as pessoas procuram mais sobre a Presidência do que as opções para Senado ou até mesmo para a Câmara, que aparece em segundo lugar no nível de interesse.
Há risco de manipulação dos dados?
O coordenador do Google News Lab no Brasil foi questionado sobre a possibilidade de manipulação desses insights com relação à busca orgânica.
A preocupação é de que alguns candidatos poderiam impulsionar as pesquisas sobre um tema que o favoreça dentro da plataforma do Google, através do uso de bots no mecanismo de pesquisa. Isso, em tese, faria com que aparecesse nos insights da plataforma como se fosse algo bastante pesquisado.
Sobre isso, Pires afirmou que não conhece técnica capaz de fazer isso.
"Ninguém consegue subir uma hashtag com robôs para o Trends porque os mecanismos de segurança do Google barram as atividades suspeitas e bloqueiam o IP de quem tenta manipular", concluiu o coordenador.