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Google Stadia encerrado; entenda como isso impacta no mundo dos games

Os rumores sobre o fim do serviço começaram a circular em 2021, com a queda drástica de lançamentos

O programa não chegou a ser lançado oficialmente no Brasil, e também não era esperado em curto prazo para chegar em nossas terras - Divulgação

Lançado em 2019 com 94 jogos lançados para a plataforma, o serviço de streaming de jogos do Google, o Stadia, teve o seu fim anunciado para o dia 18 de janeiro de 2023. Em comunicado para o blog da plataforma, o vice-presidente do programa, Phil Harrison, afirmou que todos os usuários serão reembolsados. 

O programa não chegou a ser lançado oficialmente no Brasil, e também não era esperado em curto prazo para chegar em nossas terras.

"Ele não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia", afirmou em comunicado oficial o vice-presidente do Stadia, Phil Harrison.

Os rumores sobre o fim do serviço começaram a circular em 2021, com a queda drástica de lançamento de jogos para a plataforma em conjunto com o fechamento de vários estúdios e líderes de projeto deixando o serviço.

Agora, o programa se junta aos 273 produtos que o Google encerrou ao longo de sua existência. A lista conta com o Hangouts, Chrome Apps e o Game Builder. 

O impacto no mundo dos Games

Com mais de 300 títulos dentro das plataformas, o principal impacto vai para os usuários com pontos de salvamento tanto em jogos on-line quanto offline. 

A saída “surpresa” do Stadia não só afeta os jogadores como também desenvolvedores. O caso da Tequila Works, que planejava o lançamento exclusivo do Gylt para a plataforma do Google, junta-se ao de diversos criadores de conteúdo independentes, como Simon Roth, criador e desenvolvedor do Maia, disponível na Steam que estava sendo adaptado para o Stadia.

Simon não é o único. Grandes desenvolvedoras também estão correndo atrás da lacuna deixada pelo Stadia, sendo o foco voltado para o que os jogadores estão mais preocupados do que com o reembolso de fato: as horas jogadas dentro do serviço. 

Grandes empresas como a Ubisoft, já anunciaram que estão trabalhando para ajudar esses usuários após a saída “surpresa” do Stadia do mercado.

Além da gigante francesa, outras desenvolvedoras se posicionaram sobre o assunto.

Coleção de decisões precipitadas

Não é exatamente uma surpresa o encerramento do serviço após vários desmanches dentro do Stadia. Diversos jogos teriam o seu futuro incerto por conta da instabilidade nas decisões da plataforma. The Quarry, um jogo de terror no qual acompanhamos o último dia de um acampamento de verão, quase foi um exclusivo do serviço, segundo informações do jornal Axios. 

O título estava em desenvolvimento avançado quando a plataforma decidiu suspender os investimentos na área de produção de jogos. A Take-Two assumiu a nova parceria e lançou o título em multiplataforma, em junho deste ano.

Além do The Quarry, a biblioteca de exclusivos do Stadia quase teve uma produção do Hideo Kojima. As informações da 9to5 Google afirmam que a Kojima Productions chegou a oferecer um projeto exclusivo para a plataforma de streaming, que até teve aprovações iniciais. 

No entanto, a parceria acabou sendo descontinuada após a dona do serviço descobrir que o título tinha como objetivo oferecer características estritamente single player. A parceria foi cancelada pelo chefe do Stadia, Phil Harrison, na crença de que “não havia mercado” para jogos aproveitados de maneira individual.

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