Google Stadia encerrado; entenda como isso impacta no mundo dos games
Os rumores sobre o fim do serviço começaram a circular em 2021, com a queda drástica de lançamentos
Lançado em 2019 com 94 jogos lançados para a plataforma, o serviço de streaming de jogos do Google, o Stadia, teve o seu fim anunciado para o dia 18 de janeiro de 2023. Em comunicado para o blog da plataforma, o vice-presidente do programa, Phil Harrison, afirmou que todos os usuários serão reembolsados.
O programa não chegou a ser lançado oficialmente no Brasil, e também não era esperado em curto prazo para chegar em nossas terras.
"Ele não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia", afirmou em comunicado oficial o vice-presidente do Stadia, Phil Harrison.
Os rumores sobre o fim do serviço começaram a circular em 2021, com a queda drástica de lançamento de jogos para a plataforma em conjunto com o fechamento de vários estúdios e líderes de projeto deixando o serviço.
Agora, o programa se junta aos 273 produtos que o Google encerrou ao longo de sua existência. A lista conta com o Hangouts, Chrome Apps e o Game Builder.
Leia Também
• Aplicativos do Google também devem receber melhorias no iOS 16
• Como restaurar backup do WhatsApp no iPhone 14 pelo Google Drive?
• Em parceria com o TSE, Google lança a ferramenta “Como Votar”
O impacto no mundo dos Games
Com mais de 300 títulos dentro das plataformas, o principal impacto vai para os usuários com pontos de salvamento tanto em jogos on-line quanto offline.
A saída “surpresa” do Stadia não só afeta os jogadores como também desenvolvedores. O caso da Tequila Works, que planejava o lançamento exclusivo do Gylt para a plataforma do Google, junta-se ao de diversos criadores de conteúdo independentes, como Simon Roth, criador e desenvolvedor do Maia, disponível na Steam que estava sendo adaptado para o Stadia.
OH BOY VERY HAPPY TO SEE MONTHS OF MY WORK GOING IN THE BIN AGAIN.
— Simon Roth (@SimoRoth) September 29, 2022
I SURE DO LOVE GAME DEVELOPMENT.https://t.co/DUpBtof8tp
Simon não é o único. Grandes desenvolvedoras também estão correndo atrás da lacuna deixada pelo Stadia, sendo o foco voltado para o que os jogadores estão mais preocupados do que com o reembolso de fato: as horas jogadas dentro do serviço.
Grandes empresas como a Ubisoft, já anunciaram que estão trabalhando para ajudar esses usuários após a saída “surpresa” do Stadia do mercado.
While Stadia will shut down on January 18, 2023, we're happy to share that we're working to bring the games you own on Stadia to PC through Ubisoft Connect. We'll have more to share regarding specific details as well as the impact for Ubisoft+ subscribers at a later date.
— Ubisoft Support (@UbisoftSupport) September 30, 2022
Além da gigante francesa, outras desenvolvedoras se posicionaram sobre o assunto.
Bungie has "begun conversations about next steps" for #Destiny2 players on Google Stadia. Stay tuned for more updates. pic.twitter.com/3f8aGgtQOM
— Destiny Bulletin (@DestinyBulletn) September 29, 2022
To all our HITMAN fans on Google Stadia.
— IO Interactive (@IOInteractive) September 30, 2022
We hear you - we are looking into ways for you to continue your HITMAN experience on other platforms. pic.twitter.com/7VZsDQAMkC
Coleção de decisões precipitadas
Não é exatamente uma surpresa o encerramento do serviço após vários desmanches dentro do Stadia. Diversos jogos teriam o seu futuro incerto por conta da instabilidade nas decisões da plataforma. The Quarry, um jogo de terror no qual acompanhamos o último dia de um acampamento de verão, quase foi um exclusivo do serviço, segundo informações do jornal Axios.
O título estava em desenvolvimento avançado quando a plataforma decidiu suspender os investimentos na área de produção de jogos. A Take-Two assumiu a nova parceria e lançou o título em multiplataforma, em junho deste ano.
Além do The Quarry, a biblioteca de exclusivos do Stadia quase teve uma produção do Hideo Kojima. As informações da 9to5 Google afirmam que a Kojima Productions chegou a oferecer um projeto exclusivo para a plataforma de streaming, que até teve aprovações iniciais.
No entanto, a parceria acabou sendo descontinuada após a dona do serviço descobrir que o título tinha como objetivo oferecer características estritamente single player. A parceria foi cancelada pelo chefe do Stadia, Phil Harrison, na crença de que “não havia mercado” para jogos aproveitados de maneira individual.