Gratuita e online, Minas GameDev Week 2021 terá início no próximo domingo (7)
Visando a capacitação de talentos femininos na área de desenvolvimento de jogos digitais, o Porto Digital promoverá entre os dias 7 e 12 de março a Minas GameDev Week. Com palestras e workshops, o evento irá abordar temas diversos, do game design à programação, passando por arte digital, marketing e design de som, além de bate-papos sobre as primeiras experiências no desenvolvimento de jogos e como inserir-se na indústria de games local.
Aberta ao público, a GameDev Week 2021 acontece a partir do domingo (7) através do Youtube da Game Jam das Minas.
Através da representatividade - com uma equipe de instrutoras e palestrantes formada apenas por mulheres, em sua maioria, talentos locais, o evento tem apoio do Porto Digital, Armazém da Criatividade, Scirra/Construct, Revolution Escola de Artes Digitais, e co-realização do MINAs.
Confira a programação completa:
Domingo (7/3)
18h30 | Luzes, pixels, ação! | Ceci Honey (SP)
Workshop de pixelart, desta vez com foco em iluminação e movimento dando ideia de texturas e efeitos de luz como fogo.
20h | "Quer trabalhar com games? Pergunte-me como!" | Participação dos 4 principais estúdios locais: Diorama, Puga, Manifesto, Kokku
Um papo sobre como entrar na área de games, quais as habilidades necessárias, quais as funções dentro das empresas.
Segunda (8/3)
19h | Design de som para games | Nara Araújo (freelancer)
A palestra mostrará as funções do sound designer no desenvolvimento de jogos digitais, passando pelo processo criativo e execução até a exportação do projeto, utilizando o Studio One.
Terça (9/3)
13h | Princípios de Game Design | Camilla Avelar (Supercell)
Nesta palestra, Camilla vai compartilhar um embasamento essencial para fazer o design de um jogo: aspectos a considerar, armadilhas a desviar e artes importantes de qualquer experiência de jogo. Ao fim, as participantes terão uma visão mais ampla de como direcionar o design de um jogo. Perguntas são bem-vindas!
18h | Produzindo Geppetto: 2 minutos pra ter uma ideia, 2 anos pra fazer dar certo.| Aline Cesário (Manifesto)
Uma conversa sobre a produção e as mudanças de trajetória do Geppetto ao longo dos últimos 5 Anos: como uma cultura Ágil e de aprendizado ajudou a nos adaptarmos às oportunidades e necessidades, para hoje ser possível oferecer um produto escalável, com 50 mil usuários, e reconhecido por grandes parceiros como a melhor plataforma educacional baseada em jogos disponível no mercado nacional.
20h | Portfolio e desenvolvimento de Carreira | Giulia Cavalcanti (PUGA)
Como preparar um bom portfolio e entrar no mercado de games? Essa é uma dúvida que muita gente tem, mas você já pensou no seu desenvolvimento como profissional e no planejamento da sua carreira? Bora bater um papo sobre isso e descobrir como desenvolver suas habilidades e forças.
Quarta (10/3)
18h | Marketing para iniciantes: o que saber antes de lançar seu jogo | Natália Barreto (Manifesto)
A palestra tem por objetivo apresentar conceitos básicos e estratégias do mercado de jogos envolvendo aspectos de distribuição, monetização e atração de jogadores.
20h | Lvl 1 - Primeiros passos como GameDev | Danielle Brandão (Mangueboy), Maria Fernanda (Perna Cabeluda), Suzie Samico (O Fantasma da Ópera: Diário de Christine)
Este bate papo trará três iniciantes na área de desenvolvimento de jogos digitais, falando sobre os jogos que estão desenvolvendo e expondo as dificuldades que encontram nesse início de carreira.
Quinta (11/3)
18h | Space Betrayers: produzindo um jogo independente para a Steam | Thalita Oliveira (Space Betrayers)
Thalita vai compartilhar sua experiência produzindo um jogo independente, passando pelos desafios em uma equipe de 2, aceleramento através de outsourcing, marketing e Social Media e os preparativos para publicar na Steam.
20h | Design universal e jogos digitais | Jullie Harten e Gabriela Severien (Guardiões da Justiça)
"Como aplicar os fundamentos do design universal na criação de jogos digitais e minimizar as barreiras que limitam a experiência com estes produtos?
Nesta palestra abordaremos os princípios de design universal associados ao design de jogos e compartilharemos a experiência de desenvolver Guardiões da Justiça, um game fundamentado nestes conceitos e que busca democratizar seu acesso ao maior número de jogadores possível."