Dom, 09 de Novembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

Iniciativa de acessibilidade desenvolvida pelo CESAR é premiada no SXSW 2025

Projeto já foi apresentado na capital pernambucana durante o REC’n’Play 

Dispositivo permite o uso da maquiagem sem ajuda de terceirosDispositivo permite o uso da maquiagem sem ajuda de terceiros - CESAR/Divulgação

Considerado o maior festival de inovação e tecnologia do mundo, o SXSW de 2025 premiou o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) por uma iniciativa inovadora que busca promover a acessibilidade.
 
Desenvolvido em conjunto com o Grupo Boticário, a Neurobots e a Embrapii, o projeto do Batom Inteligente disputou com outros 55 concorrentes internacionais e foi o único premiado da América Latina.

Vencedor da categoria de júri popular com o People’s Choice Award, o protótipo do Batom Inteligente recebeu o prêmio de “Oscar da Inovação”. A categoria reconhece iniciativas que contribuem em áreas como Inteligência Artificial, Saúde & Biotecnologia e Empoderamento Comunitário.

Longo período de estudo
O projeto, que contou com um total de sete anos de desenvolvimento, reúne tecnologias avançadas como inteligência artificial e visão computacional.

Juntas, elas permitem que pessoas com deficiência ou limitações motoras nos membros superiores utilizem o item de maquiagem de forma autônoma, com precisão e sem depender da ajuda de terceiros.

Para chegar até a versão atual do batom inteligente - que já foi apresentada no Recife durante o REC’n’Play - o trabalho de desenvolvimento foi realizado por um total de 42 profissionais.

Parte da equipe responsável pelo desenvolvimento do dispositivoParte da equipe responsável pelo desenvolvimento do dispositivo | Foto: SXSW 2025 Innovation Awards/Divulgação

A equipe foi composta por engenheiros, designers de produtos, especialistas em UX e especialistas em diversidade. 

Primeiro batom inteligente do mundo, o dispositivo pode ser acionado apenas com um botão. Depois de ser ligado, o sistema de ponta fotografa o rosto do usuário e realiza um mapeamento preciso dos lábios. Por fim, é aplicado o batom e uma captura de foto é realizada para a verificação da aplicação. 

Apesar das diferentes etapas para serem cumpridas, o processo dura apenas dois minutos e possibilita uma maior autonomia para quem tem limitações motoras, já que dispensa o auxílio de outras pessoas durante a maquiagem.

Reconhecimento
Para o CEO do Cesar, Eduardo Peixoto, a premiação conquistada pelo projeto durante o SXSW de 2025 posiciona o Brasil como uma potência em inovações que impactam positivamente a vida das pessoas.

“A projeção conferida pelo prêmio evidencia o quanto nós, brasileiros, temos um olhar para resolver problemas relevantes para a sociedade. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para aprimorar e inovar em produtos e serviços, por meio da tecnologia. Unir esse propósito à causa da inclusão nos dá ainda mais orgulho”, ressalta.

Eduardo Peixoto, CEO do Cesar School | Foto: Arthur Mota/Folha de PernambucoEduardo Peixoto, CEO do Cesar School | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Para o representante do Grupo Boticário, Gustavo Dieamant, o dispositivo também é capaz de alinhar beleza e inclusão, permitindo assim uma solução que vai além da mera funcionalidade.

“Nossa nova tecnologia Batom Inteligente representa uma mudança de paradigma na forma como abordamos a beleza e a inclusão. É uma tecnologia que não apenas aplica maquiagem de forma impecável, mas também capacita pessoas com deficiências, sejam motoras ou visuais, a experimentar a alegria e a confiança que vem com a aplicação e o uso de batom de forma independente”, afirma Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D do Grupo Boticário. 

Veja também

Newsletter