Logo Folha de Pernambuco

Instagram anuncia novas ferramentas de segurança focando em adolescentes

Recursos anunciados por Mosseri incluem a possibilidade de excluir conteúdos em massa como fotos, vídeos, curtidas e comentários antigos - Pixabay

Leia Também

• Facebook Brasil é multado em mais de R$ 11 milhões por apagão em outubro

• Facebook lança políticas anti-assédio em meio a crise de reputação

• Foto com música, Stories de 60 segundos e outras novidades do Instagram

Nesta terça-feira (7), Adam Mosseri, chefe do Instagram, usou suas redes sociais para anunciar novas ferramentas de segurança para a plataforma. Entre as funções descritas pelo executivo, estão o “Take a break” ou “dar um tempo”, em tradução livre, para incentivar os usuários a tirar um tempo longe da rede social quando estiverem logados por tempo demais, além de novas opções de controle parental que devem chegar em 2022.

 

O que mais chama atenção no discurso de Mosseri são as novas ações voltadas ao monitoramento de adolescentes feito pelos pais ao usar a plataforma. Os pais e responsáveis poderão ver quanto tempo seus filhos passam no Instagram e definir limites de tempo, além de impedir que pessoas marquem ou mencionem adolescentes que não os seguem. 

De acordo com a publicação, haverá mais rigidez sobre o que o algoritmo recomenda aos jovens nas abas de Pesquisa, Explorar, assim como nas hashtags e contas sugeridas para eles. Outro ponto é avisar os adolescentes caso eles se concentrem em um tópico por um tempo.

Audiência com comitê do senado dos EUA
A postagem acontece em um momento oportuno, visto que o executivo deverá depor ao senado norte-americano esta semana, justamente, para falar sobre os documentos internos vazados pela ex-funcionária da Meta Frances Haugen, que mostraram que o Instagram estava ciente que seu serviço poderia agravar problemas de autoimagem em usuários adolescentes. 

Outros recursos 
Os outros recursos anunciados por Mosseri incluem a possibilidade de excluir conteúdos em massa como fotos, vídeos, curtidas e comentários antigos e o já anunciado Take a Break. 

Segundo o Instagram, apesar de a maioria das ferramentas estar disponível para todos, o foco da empresa está em melhorar a experiência dos jovens. Os primeiros resultados dos testes com o recurso para fazer uma pausa no uso da plataforma mostraram que mais de 90% dos adolescentes mantiveram o recurso ativado. Os primeiros países a serem lembrados de olhar para o outro lado são Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, a partir desta terça. Outros locais terão que esperar até o início de 2022.

Veja também

Legado de Janja é dor de cabeça para Lula pós-G20; confira a coluna desta sexta (22)
Cláudio Humberto

Legado de Janja é dor de cabeça para Lula pós-G20; confira a coluna desta sexta (22)

"Enfeitiçados": tudo o que você precisa saber sobre a nova animação musical da Netflix
Streaming

"Enfeitiçados": tudo o que você precisa saber sobre a nova animação musical da Netflix

Newsletter