Instagram apresenta função Reels, em concorrência ao TikTok
O Instagram apresentou para o Brasil nesta quarta-feira (24) a mais nova função do aplicativo, que tem o nome de “Reels”. Resultado do “Cenas”, o recurso chega para rivalizar com o TikTok, com vídeos curtos e editáveis até 15 segundos.
Expandindo o teste para a França e Alemanha, o Instagram terá a função com múltiplos cortes, incluindo áudio, efeitos e novos recursos criativos. Além do Stories, o usuário também pode compartilhar seus reels com amigos e seguidores no Feed e, se tiver uma conta pública, diretamente no Explorar.
Para gravar um Reels, basta selecionar na parte inferior da câmera do Instagram. Uma variedade de ferramentas de edição criativa à esquerda da tela que podem ser usadas para criar o vídeo.
Os Reels podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da galeria. Para gravar o primeiro trecho basta pressionar e segurar o botão de captura. Um indicador de progresso na parte superior da tela aparece enquanto o usuário grava. Na sequência, é só parar a gravação para finalizar cada trecho.
Quando a edição com áudio e vídeo estiver pronta, é só escolher o botão compartilhar, onde o usuário poderá alterar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar os amigos.
Compartilhamento
Sendo uma conta pública ou privada, quem utilizar os Reels pode também pode compartilhar no Stories ou por uma mensagem no Direct, diferentemente do que era disponibilizado no Cenas. Se o usuário optar por fazer isso, o reel será como um Stories comum - ele não será compartilhado no Feed, perfil ou na aba Explorar e desaparecerá após 24 horas.