Logo Folha de Pernambuco

Instagram lança “canais de transmissão” para criadores de conteúdo

Recurso é famoso no Telegram e permite criar grupos em que apenas o criador pode enviar mensagens

Instagram cria canais de transmissão para criadores de conteúdo - Instagram/Divulgação

O Instagram inaugurou, nesta quinta-feira (16), um novo recurso, que permite aos criadores de conteúdo da plataforma criarem “canais de transmissão” para conversarem com seus seguidores. A ferramenta é velha conhecida dos usuários do mensageiro Telegram e funciona como um grupo que transmite mensagens para grandes audiências. O primeiro canal de transmissão criado foi o Meta Channel, feito pelo próprio Mark Zuckerberg, dono do Instagram, Facebook e WhatsApp.

"Ei pessoal! Estamos começando a lançar os canais do Instagram - um novo recurso de transmissão de bate-papo. Estou começando este canal para compartilhar notícias e atualizações sobre todos os produtos e tecnologias que estamos construindo na Meta. Este será o primeiro lugar em que compartilho as novidades do produto Meta. Os canais suportam texto, imagens, enquetes, reações, etc., e em breve oferecerão suporte a colaborações com participações especiais, AMAs e muito mais", escreveu Zuckerberg em sua primeira mensagem no canal.

Segundo o Instagram, os criadores de conteúdo podem usar notas de texto, foto, vídeo e voz para compartilhar suas atualizações mais recentes e momentos dos bastidores e até mesmo criar enquetes para coletar feedback dos fãs. Porém, não espere respondê-los, apenas os criadores podem enviar mensagens, enquanto os seguidores podem reagir ao conteúdo e votar nas enquetes.

Apesar disso, a plataforma afirmou que vai adicionar mais recursos em breve, como a capacidade de trazer outro criador de conteúdo para o canal para discutir as próximas colaborações, coletar perguntas para um AMA (Ask Me Anything - pergunte-me qualquer coisa, em tradução livre), que permite aos seguidores fazerem perguntas por meio de prompts de perguntas e muito mais.

Instagram cria canal de transmissão para criadores de conteúdoInstagram cria canal de transmissão para criadores de conteúdo. Foto: Divulgação

Como funciona?
Depois que um criador obtém acesso à ferramenta, ele poderá iniciar um canal de transmissão na caixa de entrada do Instagram. Ao enviar sua primeira mensagem de canal, seus seguidores receberão uma notificação única anunciando a novidade. Assim que o canal de transmissão estiver no ar, os criadores também podem incentivar os seguidores a participarem usando o adesivo “participar do canal” nos Stories ou fixando o link do canal em seu perfil.

Quem cobra assinaturas de conteúdo, mas deseja criar um canal de transmissão aberto a todos os seguidores, basta definir o público do canal como "todos os seguidores". Também existe a opção de criar um canal de transmissão limitado a assinantes pagos para o seu conteúdo mais exclusivo. Para fazer parte de um canal, basta clicar no link ou no aviso de criação do canal, mas é preciso seguir a pessoa que deseja acompanhar.

Como ter um canal 
Por enquanto, apenas alguns criadores de conteúdos dos Estados Unidos selecionados pela empresa podem usar a ferramenta, mas qualquer usuário consegue se inscrever. Ao entrar em um canal, uma nova aba é criada na área da DM, logo após as mensagens classificadas como "geral" e ficam dispostas como conversas, cada canal com sua própria janela. Ainda não há previsão de quando o recurso estreará para criadores de conteúdo no Brasil.  

Os criadores interessados podem se inscrever para serem considerados para acesso antecipado neste link e fazer parte da lista de espera, que pode ser acessada pelo celular. O Instagram informa que as vagas são limitadas e eles fornecem acesso antecipado de forma contínua. Facebook e Messenger devem receber o recurso no futuro.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

Newsletter