Logo Folha de Pernambuco

Jovem é preso, no Reino Unido, sob suspeita de hackear GTA 6

Rapaz faria parte do grupo de hackers Lapsus$, supostamente por trás do vazamento de imagens do jogo

Vazamento da Rockstar revelou primeira protagonista mulher em GTA 6 - Divulgação/Rockstar Games

Um jovem de 17 anos foi preso, em Londres, suspeito de praticar atividades como hacker. A polícia da cidade informou à imprensa internacional que prendeu o rapaz em Oxfordshire, mas não divulgou sua identidade e disse que ele permanece sob custódia, sem dar outros detalhes.

Recentemente, os oficiais da capital da Inglaterra prenderam e libertaram sete adolescentes em conexão com uma investigação sobre o grupo de hackers Lapsus$, supostamente por trás do vazamento de imagens iniciais de Grand Theft Auto (GTA) 6.

Eles também seriam responsáveis por uma violação de segurança na Uber, que fez com que vários sistemas internos ficassem offline por um tempo. Em março, o site Bloomberg reportou que um jovem de 16 anos seria a pessoa por trás de vários dos principais ataques do grupo hacker. O rapaz, que teve a casa visitada pela polícia, morava no condado de Oxfordshire.

"Na noite de quinta-feira, 22 de setembro de 2022, a polícia da cidade de Londres prendeu um jovem de 17 anos em Oxfordshire por suspeita de hacking, como parte de uma investigação apoiada pela Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos (NCCU)"

On the evening of Thursday 22 September 2022, the City of London Police arrested a 17-year-old in Oxfordshire on suspicion of hacking, as part of an investigation supported by the @NCA_UK’s National Cyber Crime Unit (NCCU).

He remains in police custody. pic.twitter.com/Zfa3OlDR6J

— City of London Police (@CityPolice) September 23, 2022

Segundo o site The Verge, na época da violação da Uber, a empresa escreveu uma nota ligando o ataque ao grupo de hackers. O usuário que vazou as imagens do GTA 6 também afirmou, em postagens, em um fórum na internet, ser a mesma pessoa responsável pelo ataque ao grupo. A prisão aconteceu na última quinta-feira (22), e o caso segue sob investigação.

Veja também

Newsletter