Justiça da França obriga Instagram a remover conteúdo que promove bebidas alcoólicas
Decisão diz respeito a 37 publicações divulgadas por cerca de 20 influenciadores
A Justiça da França obrigou o Instagram, que pertence ao grupo Meta, a remover o conteúdo de influenciadores que fizeram "publicidade ilegal" de bebidas alcoólicas, após denúncia de uma associação.
A decisão, à qual a AFP teve acesso, diz respeito a 37 publicações divulgadas por cerca de 20 influenciadores que, juntos, somam mais de 5 milhões de seguidores.
Nesta terça-feira, o conteúdo em questão já não podia ser acessado por meio do endereço eletrônico (URL) indicado na decisão judicial, apurou a AFP. A Meta informou que havia "aplicado" a decisão do tribunal, mas enfatizou que poderia recorrer da mesma.
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Para a associação que fez a denúncia, Addictions France, a decisão do juiz constitui "uma vitória histórica contra o patrocínio do álcool online".
"Há 18 meses, a associação entra em contato com os influenciadores que promovem marcas de álcool" para que removam seu conteúdo incompatível com a lei Evin, que, desde 1991, limita estritamente a publicidade de bebidas alcoólicas. "Embora alguns influenciadores sejam sensíveis a esta iniciativa, outros não respondem, ou, simplesmente, recusam-se a admitir a ilegalidade de suas publicações", expressou a associação.
O veredito também ordena que a Meta forneça à Addictions France a identidade real dos influenciadores em questão, incluindo seu nome, data, local de nascimento e número de telefone.