Logo Folha de Pernambuco

Justiça da França obriga Instagram a remover conteúdo que promove bebidas alcoólicas

Decisão diz respeito a 37 publicações divulgadas por cerca de 20 influenciadores

Instagram aplicativo - Freepil

A Justiça da França obrigou o Instagram, que pertence ao grupo Meta, a remover o conteúdo de influenciadores que fizeram "publicidade ilegal" de bebidas alcoólicas, após denúncia de uma associação.

A decisão, à qual a AFP teve acesso, diz respeito a 37 publicações divulgadas por cerca de 20 influenciadores que, juntos, somam mais de 5 milhões de seguidores.

Nesta terça-feira, o conteúdo em questão já não podia ser acessado por meio do endereço eletrônico (URL) indicado na decisão judicial, apurou a AFP. A Meta informou que havia "aplicado" a decisão do tribunal, mas enfatizou que poderia recorrer da mesma.

Para a associação que fez a denúncia, Addictions France, a decisão do juiz constitui "uma vitória histórica contra o patrocínio do álcool online".

"Há 18 meses, a associação entra em contato com os influenciadores que promovem marcas de álcool" para que removam seu conteúdo incompatível com a lei Evin, que, desde 1991, limita estritamente a publicidade de bebidas alcoólicas. "Embora alguns influenciadores sejam sensíveis a esta iniciativa, outros não respondem, ou, simplesmente, recusam-se a admitir a ilegalidade de suas publicações", expressou a associação.

O veredito também ordena que a Meta forneça à Addictions France a identidade real dos influenciadores em questão, incluindo seu nome, data, local de nascimento e número de telefone.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter