Lembra do Clubhouse? LinkedIn terá recurso de chat parecido com aplicativo
Rede social profissional terá salas de áudio e outras ferramentas para sediar eventos virtuais
No início de 2021, após uma indicação do bilionário Elon Musk, um aplicativo de chat em que só era possível falar via áudio se tornou um dos mais populares apps de mensagens do mundo. Apesar da ascensão do Clubhouse ter durado pouco (apenas o suficiente para garantir uma menção honrosa na Retrospectiva Tech do blog de Tecnologia e Games), suas salas de áudio serviram de inspiração para um novo recurso em outra plataforma: o LinkedIn.
A rede social de profissional anunciou, nesta segunda-feira (10), que está trabalhando em novas salas de interação, com eventos de áudio, vídeo e transmissão ao vivo. “Começaremos com alguns milhares de criadores que sediarão eventos sobre diferentes tópicos e temas - qualquer membro pode sintonizar e participar. Expandiremos a capacidade de hospedar eventos de áudio para mais criadores nos próximos meses e começaremos a lançar nosso formato de eventos de vídeo no final desta primavera”, escreveu Jake Poses, líder de produtos para vídeo, criadores e eventos no LinkedIn.
De acordo com a plataforma, a criação de eventos virtuais ao vivo aumentou 150% no último ano, com um aumento também no número de participantes em mais de 200%. Os dados foram um incentivo para as novas empreitadas.
Leia Também
• Microsoft fecha LinkedIn na China devido a endurecimento de regulamentações
• Retrospectiva Tech: relembre 10 fatos marcantes das redes sociais em 2021
• Retrospectiva Tech: turismo espacial, Metaverso, chegada o 5G no Brasil e mais
Categorias de evento
Ao todo, serão três tipos de transmissões sediadas no LinkedIn. As de apenas áudio, copiam a estrutura do Clubhouse, com o anfitrião da sala e seus convidados (que poderão participar ativamente da chamada) e os ouvintes. Pelas imagens, é possível perceber que será possível fazer perguntas - usando um recurso de "levantar as mãos" e também reagir com emojis.
Nas salas de vídeo, tanto o anfitrião quanto os convidados serão apresentados em pequenos avatares redondos, enquanto os espectadores participam como ouvintes. Por fim, as transmissões de conteúdo ao vivo, ocuparão um formato mais tradicional, parecido com as lives do YouTube, me que os espectadores podem se comunicar via chat e é possível saber quem está na sala.
Por se tratar de um ambiente virtual corporativo, a proposta do LinkedIn consiste em facilitar a realização de palestras e reuniões, aumentando assim a quantidade de conexões da rede e, no futuro, sediar eventos de empresas na plataforma.
Não será preciso parar de ver as publicações do site durante as transmissões. Uma espécie de “pop-up” será aberta assim que o usuário começar a assistir ou ouvir o que está sendo compartilhado na sala. A plataforma vai recomendar os eventos mais relevantes, baseado na atividade do usuário na rede social, mas também será possível convidar seus contatos para assistir a algum painel.
Por enquanto, a novidade será disponibilizada gratuitamente para que criadores de conteúdo da plataforma incentivem a participação dos usuários.