Logo Folha de Pernambuco

Malware que se passa pelo Windows 11 é usado para roubo de dados e criptomoedas

Batizado de “Inno Stealer”, o malware é considerado de difícil remoção por especialistas

Interface do Windows 11. Toda a interface do portal malicioso é feita para imitar a página oficial da Microsoft de download do Windows 11 e assim enganar pessoas desavisadas - Divulgação / Microsoft

Descoberta por especialistas do site CloudSEK, uma página falsa de atualização do Windows 11 está circulando pela internet e sendo utilizada para roubar dados dos usuários desavisados que estão baixando essa versão falsificada do sistema operacional da Microsoft.

Quando instalado, o malware modifica registros de mecanismos de defesa do Windows e diversos outros processos, o que o torna de difícil detecção pela máquina como algo malicioso.

Batizado de “Inno stealer”, o malware é considerado um software de difícil remoção, segundo especialistas do CloudSEK. 

Dentro da máquina, o “Inno stealer” inicia a coleta de dados importantes, como credenciais que podem dar acesso a vários serviços utilizados pela vítima, a exemplo das criptomoedas dentro de carteiras digitais do aparelho infectado.

O site com o sistema falso usa o impulsionamento nos mecanismos de busca, como anúncios e técnicas de otimização de pesquisas (Search Engine Optimization) para que o link malicioso apareça como primeira opção.

Toda a interface do portal é feita para imitar a página oficial da Microsoft de download do Windows 11 e, assim, enganar pessoas desavisadas.

Página maliciosa de download do Windows 11 falsoPágina maliciosa de download do Windows 11 falso - Reprodução / BleepingComputer

Como evitar cair no golpe?

A Microsoft se posicionou sobre o assunto aconselhando os usuários a procurarem os sites oficiais da empresa para o download do sistema operacional. 

Uma outra opção para evitar sites fraudulentos seria atualizar direto das configurações para o Windows 11. Para isso, basta acessar as Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update e selecionar “Verificar se há atualizações”. Se a atualização estiver disponível para o seu dispositivo e você quiser continuar, é só clicar para baixar e instalar.

Veja também

''Ainda Estou Aqui'' supera ''Gladiador 2'' e ''Wicked'' e retoma liderança nas bilheterias
CINEMA

''Ainda Estou Aqui'' supera ''Gladiador 2'' e ''Wicked'' e retoma liderança nas bilheterias

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico
NOTIFICAÇÃO

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico

Newsletter