Mark Zuckerberg pode mudar nome do Facebook nos próximos dias
Troca consolidaria marca como 'metaverso'
Mark Zuckerberg pode estar preparando uma mudança radical para o Facebook. De acordo com o site The Verge, o executivo quer mudar o nome da empresa para deixar de ser apenas uma companhia agregadora de redes sociais e passar a apresentar mais tecnologias, consolidando o intrigante “metaverso” anunciado pelo CEO.
Não faz muito tempo que a empresa vem apostando em outros produtos além do Instagram, WhatsApp e do próprio Facebook. Dispositivos de hardware de consumo como óculos de realidade aumentada e até mesmo um game de realidade virtual, chamado de Horizon Worlds (ainda em produção), também fazem parte do portfólio da empresa. A intenção expressa por Zuckerberg seria, inclusive, tornar o Facebook um integrante dessa carta de produtos e não uma empresa-mãe.
Qual seria o novo nome do Facebook?
Apesar de a companhia ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre o novo nome, rumores apontam ser provável que ele tenha a ver com Horizon. Isso porque este era o nome do jogo que o Facebook está desenvolvendo antes de virar Horizon Worlds, logo após a empresa demonstrar uma versão para colaboração profissional chamada Horizon Workrooms.
Ainda segundo a The Verge, o CEO da gigante apresentaria a nova marca na conferência anual da empresa, em 28 de outubro, porém, a notícia pode chegar mais cedo se a confiança do público em como o Facebook faz negócios continuar caindo. Um dos motivos que pode levar a aceleração do anúncio é o depoimento de uma ex-funcionária, que acusou, há algumas semanas, a empresa de causar males à saúde mental de adolescentes.
Leia Também
• Facebook lança políticas anti-assédio em meio a crise de reputação
• Facebook sabia que mudança de algoritmo aumentou desinformação, diz jornal
• No Facebook, Zuckerberg rebate acusações e diz que empresa não prioriza lucro
Quem também já mudou
Se a polêmica mudança de identidade realmente acontecer, o Facebook fará parte de um grupo de empresas de tecnologia que fizeram uma mudança de marca ao agregar mais serviços. Em 2015, o Google se reorganizou sob uma empresa holding chamada Alphabet, ampliando seu escopo para além de um mecanismo de busca, tornando-se o conglomerado em expansão que conhecemos. Assim como ele, o Snapchat mudou a marca para Snap Inc. em 2016, ano em que lançou seu primeiro par de óculos com câmeras, Spectacles.