Logo Folha de Pernambuco

Matter: conheça o software de código que promete deixar a sua casa completamente conectada

A promessa é conectar dispositivos inteligentes de marcas diferentes

SmartThings Station, da Samsung - Samsung/Divulgação

O futuro da casa totalmente conectada parece estar mais perto do que longe. Ao menos, é o que mostraram as grandes fabricantes durante a Consumer Eletronics Show (CES) 2023, na última semana.

A feira tecnológica, considerada a mais importante do mundo, aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, e trouxe, entre seus muitos dispositivos, uma iniciativa que deve chegar para transformar os lares em smart homes: o Matter, software de código aberto que traz a promessa de conectar diversos dispositivos inteligentes, independente da fabricante ou do modelo do seu celular.

Matter: a união que “importa”

Estande da Samsung na CES 2023Samsung apresentou diversos itens de casa conectada em seu estande na CES 2023. Foto: Samsung/Divulgação


Talvez um dos maiores destaques da feira, entretanto, não tenha sido um produto, mas uma iniciativa de gigantes (e miúdas) da indústria de fazerem seus dispositivos se conectarem entre si. Com o avanço das tecnologias smart, não é incomum encontrar aparelhos que funcionam apenas com um aplicativo ou dispositivo da mesma marca, mas isso pode estar prestes a mudar.

Mais de 200 empresas se uniram para criar o Matter, que colocaria vasos sanitários inteligentes, dispositivos de segurança como fechaduras eletrônicas e câmeras, aparelhos que controlam diversos produtos - os chamados hubs -, entre outros, comandados por um mesmo sistema, independente da marca utilizada pelo consumidor.

O apelo do software parece acompanhar o anseio tímido dos consumidores tem tentando tornar seus lares mais tecnológicos. Em 2022, uma pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC) apontou que cerca de 40 milhões de dispositivos domésticos inteligentes deveriam ser vendidos na América Latina, um crescimento de 13,1% em comparação a 2021. 

O software aproveita tecnologias existentes como Wi-Fi, Bluetooth e ethernet, permitindo que todos os seus dispositivos se comuniquem livremente, sem a necessidade de uma nuvem.

O Matter vem sendo desenvolvido pela Amazon, Apple, Google e Samsung, contando, ainda, com a participação de Philips Hue, Huawei, LG, entre outras. 

Isso significa que, se um dispositivo for compatível com o Matter, ele funcionará localmente com a Alexa, SmartThings (da Samsung), Apple Home, Google Home e qualquer outra plataforma doméstica inteligente compatível.

No evento, foi possível encontrar produtos que são compatíveis com a nova tecnologia, o que deve democratizar e até baratear o sonho da casa conectada no futuro. 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter