Meta AI, assistente de conversação similar ao ChatGPT, chegará para WhatsApp e Instagram
Ferramenta faz parte de uma série de anúncios sobre Inteligência Artificial feitos nesta quarta-feira (27)
A Meta anunciou novas experiências em Inteligência Artificial (IA) para seus principais aplicativos. Os anúncios aconteceram nesta quarta-feira (27) durante o Meta Connect, evento que apresenta os principais investimentos da empresa para seus produtos. Um dos principais anúncios é um assistente de conversação avançado disponível no WhatsApp, Messenger e Instagram chamado Meta AI. Além disso, a empresa também anunciou a criação de bots personalizados, dublados por artistas e influencers famosos nos Estados Unidos.
As novidades devem ser implementadas aos poucos pela empresa, mas parece ser um caminho trilhado por Mark Zuckerberg - CEO da Meta - para se aproximar, cada vez mais, do Metaverso idealizado por ele.
Figurinhas de IA Usuários poderão criar suas próprias figurinhas usando Inteligência Artificial. Foto: Meta/Divulgação
Um dos primeiros anúncios foram as figurinhas de IA. Usando a tecnologia do Llama 2 (modelo de linguagem utilizado pela Meta) e um modelo básico para geração de imagens, chamado Emu, a ferramenta de IA transforma os comandos de texto em várias figurinhas exclusivas e de alta qualidade em segundos, promete a empresa. O novo recurso será lançado para alguns usuários de língua inglesa no próximo mês, nos aplicativos WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories.
Edição de imagens com IA
A Meta também anunciou que os usuários do Instagram poderão transformar suas imagens ou até mesmo co-criar imagens geradas por IA. Isso será possível graças a dois novos recursos que chegarão em breve à plataforma, Reestilizar e Plano de Fundo, que usam a tecnologia Emu.
Segundo a empresa, o Reestilizar permite aplicar estilos visuais descritos pelo usuário, como efeitos de aquarela ou colagem de revistas e jornais com bordas rasgadas. Já o Plano de Fundo altera a cena ou o plano de fundo da imagem. Comandos como “coloque-me em frente a uma sublime aurora boreal” ou “cercado por cachorros” farão com que a ferramenta crie uma imagem do tema principal em primeiro plano com o plano de fundo que a pessoa descrever.
Meta AI, o ChatGPT da Meta
O Meta AI poderia passar despercebido, mas é um grande anúncio da empresa, principalmente por atingir suas principais redes sociais. Trata-se de um novo assistente de conversação com o qual o usuário poderá conversar como uma persona no WhatsApp, Messenger, Instagram e, em breve, nos óculos inteligentes Ray-Ban Meta e no Quest 3. Ele é alimentado por um modelo personalizado que utiliza a tecnologia do Llama 2 e oferece bate-papos baseados em texto, respondendo de forma similar à que é feita no ChatGPT.
Segundo a Meta, a nova ferramenta tem acesso a informações em tempo real por meio de uma parceria de pesquisa com o Bing, da Microsoft e oferece uma ferramenta para geração de imagens. O Meta AI apresenta opções de busca diretamente no bate-papo, para isso, basta digitar prompts como “@MetaAI/imagine” seguido de um comando de texto descritivo, como “crie um distintivo com um andarilho e árvores de sequoia”, e ele criará um distintivo de mérito digital no bate-papo.
Leia Também
• Meta Connect: Mark Zuckerberg anuncia novos óculos Quest e novidades com realidade mista
• Meta lança aplicativo do WhatsApp para Mac que permite videochamada com até 8 pessoas
• Meta Verified: selo pago para Instagram e Facebook será disponibilizado para empresas
Bots famosos
Por fim, a empresa de Zuckerberg ainda recrutou uma série de famosos estadunidenses para dar voz a personagens criados por IA. São 28 bots que usam Inteligência Artificial para responder suas mensagens no WhatsApp caso o usuário não esteja tão afim de interagir com os próprios contatos no WhatsApp, Messenger ou Instagram. Confira a lista de celebridades que participam da ferramenta:
- Charli D’Amelio como Coco, entusiasta da dança;
- Chris Paul como Perry, jogador de golfe profissional que ajuda você a aperfeiçoar sua tacada;
- Dwyane Wade como Victor, triatleta de Ironman que te motiva a dar o melhor de si;
- Izzy Adesanya como Luiz, um promissor lutador de MMA que está sempre pronto para jogar conversa fora;
- Kendall Jenner como Billie, sem tempo para lenga-lenga e sua companheira para todas as horas;
- LaurDIY como Dylan, apaixonado por criar com as próprias mãos e companheiro da Geração Z;
- Mr. Beast como Zach, o irmão mais velho que não vai te deixar em paz – porque ele se importa;
- Naomi Osaka como Tamika, uma Sailor Senshi em treinamento e obcecada por animes;
- Paris Hilton como Amber, parceira detetive para solucionar enigmas;
- Raven Ross como Angie, rainha das aulas de ginástica que equilibra condicionamento físico e meditação;
- Roy Choi como Max, sous chef experiente em dicas e truques culinários;
- Sam Kerr como Sally, amiga de espírito livre que lhe dirá quando você deve respirar fundo;
- Snoop Dogg como Dungeon Master, para que você escolha sua própria aventura;
- Tom Brady como Bru, um comentarista esportivo que fala o que pensa.
Eles foram lançados em versão beta nos Estados Unidos e, em breve, devem receber reforços interpretados por Bear Grylls, Chloe Kim, Josh Richards, entre outros. Segundo a empresa, a base de conhecimento dos bots – com exceção do Meta AI, Bru e Perry – está limitada a informações que existiam antes de 2023, o que significa que algumas respostas podem estar desatualizadas, mas ainda é mais recente do que as informações dadas pelo ChatGPT.
O que vem por aí
Ainda na apresentação, a empresa revelou que sua plataforma de construção de aplicações que usam IA dará suporte para pessoas de fora da Meta – programadores e não programadores –, que poderão contribuir com criações usando a tecnologia. Nas próximas semanas, os desenvolvedores poderão criar IAs de terceiros para os serviços de mensagens com as APIs da empresa, começando no Messenger e depois expandindo para o WhatsApp.
Entre as possibilidades, estão a criação de IAs que reflitam os valores de suas marcas e melhorem as experiências de atendimento ao cliente, IAs que ampliem a presença virtual de criadores de conteúdo nos aplicativos da companhia e muito mais.