Logo Folha de Pernambuco

Meta AI, assistente de conversação similar ao ChatGPT, chegará para WhatsApp e Instagram

Ferramenta faz parte de uma série de anúncios sobre Inteligência Artificial feitos nesta quarta-feira (27)

Meta apresenta novidades com Inteligência Artificial para seus aplicativos - Meta/Divulgação

A Meta anunciou novas experiências em Inteligência Artificial (IA) para seus principais aplicativos. Os anúncios aconteceram nesta quarta-feira (27) durante o Meta Connect, evento que apresenta os principais investimentos da empresa para seus produtos. Um dos principais anúncios é um assistente de conversação avançado disponível no WhatsApp, Messenger e Instagram chamado Meta AI. Além disso, a empresa também anunciou a criação de bots personalizados, dublados por artistas e influencers famosos nos Estados Unidos. 

As novidades devem ser implementadas aos poucos pela empresa, mas parece ser um caminho trilhado por Mark Zuckerberg - CEO da Meta - para se aproximar, cada vez mais, do Metaverso idealizado por ele. 

Figurinhas de IA Meta vai permitir que usuários criem figurinhas usando Inteligência ArtificialUsuários poderão criar suas próprias figurinhas usando Inteligência Artificial. Foto: Meta/Divulgação

Um dos primeiros anúncios foram as figurinhas de IA. Usando a tecnologia do Llama 2 (modelo de linguagem utilizado pela Meta) e um modelo básico para geração de imagens, chamado Emu, a ferramenta de IA transforma os comandos de texto em várias figurinhas exclusivas e de alta qualidade em segundos, promete a empresa. O novo recurso será lançado para alguns usuários de língua inglesa no próximo mês, nos aplicativos WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories.

Edição de imagens com IA
A Meta também anunciou que os usuários do Instagram poderão transformar suas imagens ou até mesmo co-criar imagens geradas por IA. Isso será possível graças a dois novos recursos que chegarão em breve à plataforma, Reestilizar e Plano de Fundo, que usam a tecnologia Emu.

Segundo a empresa, o Reestilizar permite aplicar estilos visuais descritos pelo usuário, como efeitos de aquarela ou colagem de revistas e jornais com bordas rasgadas. Já o Plano de Fundo altera a cena ou o plano de fundo da imagem. Comandos como “coloque-me em frente a uma sublime aurora boreal” ou “cercado por cachorros” farão com que a ferramenta crie uma imagem do tema principal em primeiro plano com o plano de fundo que a pessoa descrever.

Meta AI, o ChatGPT da Meta

Meta AI é uma espécie de ChatGPT em aplicativos como WhatsApp, Instagram e Messenger

O Meta AI poderia passar despercebido, mas é um grande anúncio da empresa, principalmente por atingir suas principais redes sociais. Trata-se de um novo assistente de conversação com o qual o usuário poderá conversar como uma persona no WhatsApp, Messenger, Instagram e, em breve, nos óculos inteligentes Ray-Ban Meta e no Quest 3. Ele é alimentado por um modelo personalizado que utiliza a tecnologia do Llama 2 e oferece bate-papos baseados em texto, respondendo de forma similar à que é feita no ChatGPT. 

Segundo a Meta, a nova ferramenta tem acesso a informações em tempo real por meio de uma parceria de pesquisa com o Bing, da Microsoft e oferece uma ferramenta para geração de imagens. O Meta AI apresenta opções de busca diretamente no bate-papo, para isso, basta digitar prompts como “@MetaAI/imagine” seguido de um comando de texto descritivo, como “crie um distintivo com um andarilho e árvores de sequoia”, e ele criará um distintivo de mérito digital no bate-papo.

Bots famosos
Por fim, a empresa de Zuckerberg ainda recrutou uma série de famosos estadunidenses para dar voz a personagens criados por IA. São 28 bots que usam Inteligência Artificial para responder suas mensagens no WhatsApp caso o usuário não esteja tão afim de interagir com os próprios contatos no WhatsApp, Messenger ou Instagram. Confira a lista de celebridades que participam da ferramenta:

Eles foram lançados em versão beta nos Estados Unidos e, em breve, devem receber reforços interpretados por Bear Grylls, Chloe Kim, Josh Richards, entre outros. Segundo a empresa, a base de conhecimento dos bots – com exceção do Meta AI, Bru e Perry – está limitada a informações que existiam antes de 2023, o que significa que algumas respostas podem estar desatualizadas, mas ainda é mais recente do que as informações dadas pelo ChatGPT.

O que vem por aí 
Ainda na apresentação, a empresa revelou que sua plataforma de construção de aplicações que usam IA dará suporte para pessoas de fora da Meta – programadores e não programadores –, que poderão contribuir com criações usando a tecnologia. Nas próximas semanas, os desenvolvedores poderão criar IAs de terceiros para os serviços de mensagens com as APIs da empresa, começando no Messenger e depois expandindo para o WhatsApp.

Entre as possibilidades, estão a criação de IAs que reflitam os valores de suas marcas e melhorem as experiências de atendimento ao cliente, IAs que ampliem a presença virtual de criadores de conteúdo nos aplicativos da companhia e muito mais. 

Veja também

Newsletter