Meta anuncia novos óculos de realidade virtual e mista, Meta Quest 3
Dispositivo estará à venda apenas para mercados selecionados
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou, nesta quinta-feira (1º), o novo headset de realidade virtual e mista, Meta Quest 3, que deve ser lançado ainda este ano. Segundo a empresa, o dispositivo chegará ao mercado com uma resolução mais alta, desempenho mais forte, tecnologia Meta Reality e um formato mais fino e confortável do que seu antecessor.
Com 128 GB de armazenamento, os óculos têm o preço sugerido de US$ 499,99 (cerca de R$ 2.507, em conversão direta, sem impostos). De acordo com a empresa, os usuários poderão contratar uma opção de armazenamento adicional, além de outras novidades que serão apresentadas durante o Meta Connect, em 27 de setembro.
O headset mais poderoso da Meta
Tentando empolgar os entusiastas de games e tecnologia, o Quest 3 combina uma tela de maior resolução em comparação com seu antecessor com a ótica de panqueca - que aumenta a imersão durante os jogos.
Apesar de anunciar que este será o primeiro headset da Meta a apresentar um chipset Snapdragon de última geração desenvolvido em colaboração com a Qualcomm, a empresa não forneceu detalhes sobre o processador - que deve aparecer durante o evento, em setembro.
A compatibilidade com a realidade mista vai permitir que os usuários consigam jogar games que misturam o ambiente em que estão (real) com imagens desenvolvidas para interagir com os cenários, mas de forma virtual.
Os consumidores poderão experimentar alguns games lançados com o aparelho, como um jogo RPG de tabuleiro virtual chamado Demeo, um app de arte virtual chamado Painting VR, entre outros.
“Em última análise, nossa visão é permitir que você se mova por todas as realidades de uma maneira intuitiva e agradável”, disse Mark Rabkin, vice-presidente de VR da Meta.
Leia Também
• Meta divulga preços de selos de verificado para Instagram e Facebook no Brasil
• Meta e Google vs Projeto de Lei das Fake News; entenda a briga
• Meta usa Bíblia para treinar projeto de Inteligência Artificial que expande a tecnologia de fala
Aparência e disponibilidade
O Quest 3 conta com duas câmeras coloridas RGB de 4 MP, um sensor de profundidade para uma representação mais precisa dos espaços usados como cenário em jogos e 10x mais pixels no Passthrough em comparação com o Quest 2.
O aparelho também é 40% mais fino em comparação com seu antecessor - o que deve torná-lo mais confortável, mesmo ainda sendo um aparelho robusto.
Para manter o design similar, a Meta também redesenhou os controladores Touch Plus, que ganharam um formato mais simples
O Meta Quest chegará ao mercado no outono estadunidense, ou seja, entre setembro e novembro deste ano.
Infelizmente, o dispositivo só estará disponível em países que oferecem suporte para ele, uma lista de 23 lugares que não inclui o Brasil. Por aqui, teremos que esperar um bocado ainda.