Logo Folha de Pernambuco

Microsoft anuncia lançamento do Windows 11 para o dia 5 de outubro

Há requisitos mínimos para que o seu PC possa receber o novo sistema operacional - Microsoft/Divulgação

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (31), a data de lançamento do Windows 11. De acordo com comunicado da empresa, a atualização gratuita para o novo sistema operacional começará a ser implementada em PCs com Windows 10 qualificados no dia 5 de outubro. Além disso, computadores que vêm pré-carregados com o Windows 11 vão ficar disponíveis para compra.

A novidade será dividida em fases, aplicadas nos próximos meses. “A atualização será implementada ao longo do tempo para dispositivos no mercado com base em modelos de inteligência que consideram a elegibilidade do hardware, métricas de confiabilidade, idade do dispositivo e outros fatores que afetam a experiência de atualização”, disse a Microsoft. 

A expectativa da companhia é de que todos os dispositivos compatíveis com o novo sistema recebam a atualização gratuita para o Windows 11 até meados de 2022. Os usuários serão avisados da disponibilidade através de uma notificação do Windows Update.

Também é possível verificar se o sistema está pronto para o dispositivo acessando Configurações> Windows Update e selecionando "Verificar atualizações".

Requisitos do computador do Windows 11
Segundo a Microsoft, os requisitos mínimos para que o seu PC possa receber o novo sistema operacional da companhia são: uma CPU de 1 GHz e 64 bits, com dois núcleos, memória RAM de 4G, 64 GB de armazenamento e placa de vídeo compatível com DirectX 12, ou posterior, com driver WDDM 2.0. 

Outro ponto importante é a resolução de tela, que deve ser em HD (1280x720 pixels) e maior que 9 polegadas.

Para atualizar o sistema, também é necessário que o computador tenha conectividade com a Internet, além de uma conta da Microsoft para concluir a configuração do dispositivo no primeiro uso.

Suspensões e remoções de recursos
Ao atualizar do Windows 10 para o Windows 11, alguns recursos podem ser preteridos ou removidos - entre os principais, estão:

A Cortana, que não será mais incluída na primeira experiência de inicialização ou fixada na barra de tarefas;

O papel de parede da área de trabalho que não poderá ser transferido de ou para o dispositivo quando conectado com uma conta da Microsoft;

O Internet Explorer, desativado;

 O Status rápido da tela de bloqueio e as configurações associadas serão removidas.

A carteira será removida.

Veja também

Newsletter