Logo Folha de Pernambuco

No Brasil, 65,6% dos gamers conhecem esports, revela pesquisa

Final do CBLoL 2019 - Segunda etapa - Riot Games Brasil/Divulgação

Realizada anualmente, a Pesquisa Game Brasil (PGB) trouxe números animadores para o cenário dos esports no Brasil em 2020. De acordo com a 7ª edição do estudo, 65,6% dos jogadores afirmam conhecer os esports, um aumento de 6,7% em comparação com 2019.

No entanto, em relação às práticas, o número caiu em comparação com o ano passado. Cerca de 44,7% dos fãs de eSports costumam praticar a atividade, representando uma queda de 3% em relação a 2019. Ainda sobre o recorte do público praticante, 17,6% afirmam que já participaram de algum campeonato, e 47,2% ganharam dinheiro nesse tipo de evento.

“A variação relacionada à quantidade de jogadores de esports se dá por uma questão orgânica dos próprios títulos que já existem. Mas a difusão dessa modalidade entre o público gamer brasileiro pode ser notada no crescimento linear da audiência das transmissões”, diz o Head de Gaming na Go Gamers, Carlos Silva.

Segundo a pesquisa, 19,7% dos gamers consomem conteúdo de esports diariamente, enquanto 17,5% o fazem uma vez por semana e 25,5% menos que uma vez por semana. Quanto aos ambientes com maior audiência, a pesquisa mostra o YouTube na liderança com 68,6%, seguido por Facebook (37%), Twitch (23,4%) e IGTV, do Instagram (18,7%).

Times, personalidades e jogos
Outro dado destacado pelo estudo é o conhecimento dos gamers em relação aos times de esports. Desta vez o Flamengo eSports teve o maior reconhecimento do público, com 79,1%. O atual campeão brasileiro de League of Legends teve uma maior distância em relação ao segundo colocado.

Em seguida aparecem INTZ (68,5%), Kabum eSports (66,7%), RED Canids Kalunga (64,2%) e paiN Gaming (64,1%).

Já em relação ao esport mais visto pelo público em lives, League of Legends aparece na liderança, com 20,7%. Na sequência, os títulos mais acompanhados são Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO),  com 18,8%; PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), com 18,6%, Fortnite, com 18,4%; e Call of Duty: Black Ops III (COD: BO III), com 17,3%.

Quando dos mais assistidos da modalidade em vídeos gravados, o gênero de tiro ganha mais destaque, com CS: GO encabeçando a lista (32,1%). Apesar do MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) aparecer logo em seguida, com Fortnite (31,4%) e LoL (30,1%), os demais também são shooters: COD: BO III (29,6%) e CS: 1.6 (29,2%).

Além disso, o estudo mapeou que 48,6% do público acompanha personalidades ligadas aos eSports, cujas cinco mais famosas  são: “Yoda” (61,2%), “Alanzoka” (58,6%) “Fallen” (38,6%), “LevelUp 007” (34,6%) e “Nicks” (31,6%). Já as doações da audiência tendem a ser mais frequentes para streamers de LoL (8,1%), PUBG (6,2%), Warcraft III (6,2%), CS:GO (6,1%) e CS: 1.6 (5,3%)

Veja também

Popularidade de Janja cai e chega a menor patamar desde o início do governo Lula, diz Quaest
PRIMEIRA-DAMA

Popularidade de Janja cai e chega a menor patamar desde o início do governo Lula, diz Quaest

'É Assim Que Acaba': o que diz Colleen Hoover sobre a disputa entre os protagonistas?
CINEMA

'É Assim Que Acaba': o que diz Colleen Hoover sobre a disputa entre os protagonistas?

Newsletter