Logo Folha de Pernambuco

Nostalgia BBB: Como era montar um paredão no jogo do Big Brother Brasil em 2003?

Em 2003, uma empresa independente se inspirou no The Sims para criar um BBB, só que sem o "reality"

BBB: O Jogo - Reprodução / Continuum

A noite deste domingo (22) é a dona do primeiro paredão da edição de 2023 do Big Brother Brasil (BBB 23). Desta vez, a dinâmica de formação do paredão vai ser um pouco diferente, com direito a quarto secreto e tudo mais. Porém, sabia que há 20 anos o jogador podia escolher e montar o próprio paredão com o brother ou sister que quisesse? Isso tudo em um jogo do BBB lançado lá em 2003.

Inspirado no The Sims, o game foi desenvolvido pela Continuum Entertainment, que já não está mais entre nós desde 2009, quando declarou falência. Feito em duas semanas (sim, os devs sofreram com a carga horária de 14h para produzir esse game) o jogo se baseava nas regras do reality do início dos anos 2000, ou seja, sem xepa, prova do anjo ou monstro.

Como era entrar na casa?
Infelizmente o jogador não criava do zero uma personagem, como acontece no título da EA. A partir de um catálogo de personagens já prontos, o player escolhia o brother ou sister com habilidades, qualidades e defeitos que vinham com a pessoa.

BBB: O JogoReprodução / Continuum

No game de 2003, o personagem do jogador pode conversar com todos os outros brothers para aumentar o nível de relacionamento e desbloquear novas opções de interação, chegando até a paquerar ou entrar em relacionamentos mais sérios! Também dá para arrumar brigas com os outros participantes e depois, tentar uma reconciliação.

"Assim como no programa de TV, muita manipulação e falsidade tinham que ser modeladas, algo que o The Sims não possuía", afirmou Alexandre Vrubel em entrevista ao Start, da Uol, que trabalhou à frente do time de programação do jogo do BBB.

Segundo o desenvolvedor, devido à condição de ter que sair antes da final do programa na época, BBB: O Jogo terminou sendo uma proposta simples, de curtir um Big Brother mais particular.

BBB: O JogoReprodução / Continuum

Reprodução / Continuum

Indo pra berlinda, o antigo "Paredão"

Como Vrubel falou, o game era na base dos relacionamentos. Tudo o que era feito na casa mudava para mais ou para menos a "barra de popularidade" (pode se dizer o queridômetro da época).

Quem tivesse a popularidade mais baixa ia pra berlinda.

BBB: O JogoReprodução / Continuum

Claro, a casa também votava em quem deixaria de ganhar o grande prêmio. Chegando na votação, novamente a barrinha de popularidade era quem decidia se o brother ou sister saía ou não.

Apesar da simplicidade, Vrubel afirmou que acredita que lançaram um "bom jogo", levando em consideração os parâmetros impostos.

"Se tivéssemos mais tempo de desenvolvimento, o jogo poderia ter ficado mais interessante, com mais elementos, o que aconteceu por exemplo no jogo "No Limite", que foi lançado logo em seguida", afirmou o desenvolvedor.

O jogo ainda pode ser encontrado em sites não oficiais do reality, pela internet. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter