Novidades para WatchOS, iPadOS e macOS Monterey e iCloud
A Apple apresentou diversas novidades para seus sistemas operacionais, na última segunda-feira (7). Além dos recursos que vão chegar com o iOS 15, em julho, a Maçã também mostrou o que chega para WatchOS, iPadOS e macOS Monterey e iCloud.
Leia também
FaceTime ganha recursos para competir com Zoom e Google Meet
Apple: confira a lista dos aparelhos que devem receber o iOS 15
WWDC 21: Confira as novidades do iOS 15
WatchOS
Para seus relógios inteligentes, a Apple prometeu mais integração entre aplicativos, principalmente, Wallet e Home. Com a adição das chaves de casa na carteira da maçã, o WatchOS 8 vira uma extensão do recurso. Além disso, as fotos e mensagens ganham um novo layout, que permite uma melhor visualização e compartilhamento de imagem, além da combinação do rabisco, ditado e emoji na mesma mensagem.
Para os amantes de exercícios o Apple Watch ganha Tai Chi e Pilates e mais taxas de monitoramento de saúde. O relógio também será sincronizado quando o modo Focus estiver ativo no smartphone.
iPadOS
Para o iPad a Apple investiu em recursos de produtividade. O dispositivo vem com a maioria dos recursos apresentados para o iOS 15, mas conta também com novos layouts de widget para a tela inicial e suporte à biblioteca de aplicativos. O modo Prateleira permite de criar combinações de apps para serem acessados de forma simultânea no dispositivo. Por fim, o iPadOS terá um recurso para criar anotações rápidas, independente do aplicativo.
macOS Monterey
Os computadores da Maçã vão receber o macOS Monterey. O novo sistema operacional traz como destaque a função de Controle Universal, que permite dividir os conteúdos trabalhados entre o Mac e outros dispositivos da companhia, como iPads e MacBooks. Dessa forma, o usuário consegue usar até três aparelhos diferentes como se fossem uma extensão do primeiro. As atualizações do Safari também estão disponíveis para o sistema, permitindo o agrupamento de abas. A versão beta pública deve ser disponibilizada em julho, assim como a do iOS 15, e a Apple promete lançar o sistema completo no fim do ano.
iCloud
Para aqueles usuários que são assinantes do iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem disponibilizado pela Apple, a Maçã preparou um serviço visando garantir ainda mais a privacidade do usuário. iCloud + vem sem custo adicional e oferece o iCloud Private Relay, Hide My Email e suporte expandido para HomeKit Secure Video.
O iCloud Private Relay serve para que sites não consigam acessar informações como o número do IP, e a localização exata do usuário. Já o Sign in with Apple, ganha o Hide My Email que permite que os usuários compartilhem endereços de e-mail únicos e aleatórios caso prefiram manter seu endereço de e-mail pessoal privado ao enviar mensagens.