Logo Folha de Pernambuco

Novos recursos de acessibilidade na palma da mão

Ferramentas disponibilizadas pelo Google auxiliam na inclusão digital das pessoas com deficiência

Aplicativo Be my Eyes auxilia pessoas com deficiência visual - Be my Eyes/Divulgação

Lembrado no último mês de maio, o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade tem o objetivo de aumentar o debate sobre a necessidade de fomentar a inclusão digital das pessoas com deficiência. No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 18,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, número que corresponde a cerca de 8,9% da população com dois anos ou mais. 

Buscando facilitar na realização de atividades diárias, várias ferramentas tecnológicas já estão disponíveis para serem utilizadas de forma gratuita. Com funções variadas, elas usam a tecnologia e a conexão com outras pessoas para auxiliar na rotina, além de promover a inclusão digital de quem tem algum tipo de deficiência.

Comunicação facilitada
Um dos exemplos gratuitos é o aplicativo Be my Eyes que conecta pessoas com deficiência visual e voluntários. Após realizar o cadastro, o voluntário pode ser acionado por meio de uma chamada de vídeo para auxiliar quem está do outro lado da linha e possui problemas de visão. Com chamados curtos, é possível auxiliar a descobrir questões rotineiras como a data de validade de um produto ou qual cor de roupa utilizar, por exemplo. 

Outra plataforma disponível é o aplicativo HandTalk que conecta pessoas com deficiência auditiva que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e quem ainda não tem conhecimento da Libras. O tradutor simultâneo utiliza um avatar para promover a conversa e facilitar o entendimento. A plataforma também é gratuita e pode ser acessada na loja de aplicativos de smartphones Android ou iOS.

Novas ferramentas de acessibilidade 
Em lembrança ao Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, o Google realizou neste mês o lançamento de uma série de atualizações para as suas ferramentas de acessibilidade. Os novos recursos foram liberados para os produtos e plataformas já existentes e que foram desenvolvidos em conjunto com e para pessoas com deficiência.

Conheça algumas das opções disponíveis:
Lookout: o aplicativo permite que pessoas com cegueira ou baixa visão utilizem a câmera do smartphone para observar o mundo ao redor. Com a atualização, o aplicativo passou a oferecer sete categorias de itens que é capaz de identificar.
Além de avisar qual objeto está sendo observado, o app também informa sobre a direção e distância até o item. Ao tirar uma foto, a ferramenta também utiliza a inteligência artificial para gerar uma descrição precisa da imagem captada. 

Look to Speak: a ferramenta disponibiliza um modo sem texto ou frases pré-escritas e personalizáveis para permitir a reprodução da fala em voz alta. Ao realizar o download o usuário pode utilizar os olhos para selecionar e personalizar o que deseja comunicar. 

Google Maps: utilizado para permitir a navegação pela cidade, o aplicativo teve seus recursos de acessibilidade expandidos. Agora, é possível receber instruções de caminhadas mais detalhadas e que são orientadas por voz. O recurso permite que o usuário escute o nome e a categoria dos lugares ao redor de onde está, como restaurantes, clínicas médicas ou paradas de ônibus. Ele também é informado da distância e da direção para onde irá.

Veja também

Newsletter