Logo Folha de Pernambuco

Nubank lança “modo rua” para proteger clientes contra roubos e furtos de celular

Ainda em fase de testes, a ferramenta permite que o usuário defina um limite para transações financeiras - Nubank/Divulgação

A Nubank anunciou um recurso de segurança chamado "modo rua", que deve proteger as contas de seus clientes em caso de roubos ou furtos de celular. Ainda em fase de testes, a ferramenta permite que o usuário defina um limite para transações de Pix, transferências e pagamento de boletos toda vez que sair de casa for necessário.

"Assim como é possível ativar o 'modo avião' no celular, em breve será possível ativar o 'modo rua' com a mesma praticidade: após alguns cliques no app, os clientes poderão definir um limite de gastos fora de casa e também uma rede Wi-Fi segura que o app irá reconhecer automaticamente", diz comunicado oficial da fintech.

Segundo a empresa, por enquanto, o modo rua funciona para transações via Pix, TED ou pagamento de boletos. Deverá, também, abarcar outras funcionalidades em breve, como empréstimo e compras no cartão. A função também está liberada apenas para alguns clientes do banco digital e deverá chegar para todos em breve.

Ao ativar o modo rua sempre que o cliente estiver fora da rede segura escolhida, o aplicativo irá bloquear transações que excederem o limite estipulado previamente. Também não será necessário ativar ou desativar após voltar para casa. Toda vez que o celular se reconectar à rede segura, o aplicativo desabilita o modo rua automaticamente.

O Nubank afirma que, por hora, é possível cadastrar apenas uma rede de wi-fi, mas outras redes poderão ser adicionadas no futuro. Vale ressaltar que o recurso não vai atrapalhar caso o usuário precise fazer alguma transação financeira quando estiver na rua, basta fazer o reconhecimento fácil no app. 

Veja também

Newsletter