Logo Folha de Pernambuco

Oficialmente lançado, VALORANT é sucesso desde o beta

VALORANT: jogo de tiro em primeira pessoa 5v5 - Riot Games/divulgação

A Riot Games anunciou na última semana o lançamento de seu FPS: VALORANT. O jogo de tiro em primeira pessoa 5v5 foi antecipado, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mesmo lançado antes do previsto, o título para PC já é sucesso desde o beta, com milhões de adeptos por todo o mundo. 

O game coloca dois times de cinco jogadores um contra o outro para vencer uma disputa baseada em rounds, atacantes e defensores, em um formato “melhor de 25 rodadas”. 

Além dos personagens já apresentados, a Riot anunciou também um novo: Reyna. Com uma mecânica que mistura invisibilidade, muito controle de visão e combates 1v1 agressivos.

Outra novidade do lançamento mundial foi o mapa Ascent, totalizando quatro cenários competitivos para que o jogador tenha maior versatilidade na hora de jogar. Elementos que auxiliam um maior sucesso do VALORANT, comprovado por números.

No primeiro dia de lançamento do beta fechado, em abril de 2020, o jogo fez história quebrando recordes de audiência com 34 milhões de horas assistidas em um único dia e ultrapassando a marca de 1,7 milhão de picos de espectadores simultâneos, um recorde duplo que perde apenas para as finais do campeonato mundial de League of Legends de 2019.  

Ao longo do período de testes beta de dois meses, uma média de quase 3 milhões de jogadores se conectaram todos os dias para jogar. Além disso, os fãs assistiram mais de 470 milhões de horas de gameplay de VALORANT na Twitch, o principal serviço e comunidade mundial de entretenimento multiplayer, e no serviço coreano de streaming de vídeo AfreecaTV.

Apesar do sucesso, ainda existem pontos que precisam ser melhorados, relacionados aos drops de FPS e também à algumas animações do jogo. Além disso, houveram diversas reclamações da comunidade em relação à conduta machista e segregadora de vários usuários do jogo. 

A promessa da Riot é constantemente realizar atualizações e melhorias, com feedback dos jogadores. “A Riot Games está comprometida em preservar os princípios básicos do gênero de tiro tático e em manter a integridade competitiva da experiência de jogo, daí a instalação de servidores de jogo da melhor qualidade, infraestrutura global e tecnologia proprietária anti-fraude”, informou a empresa em nota.

A organização também busca otimizar a latência. A promessa é de, a curto prazo, instalar novos servidores em Varsóvia, Madri, Londres, Atlanta e Dallas, além da busca de melhorias nas condições de latência na Colômbia, Argentina e Europa Oriental.

Sinais favoráveis para um jogo que mesmo com pouco tempo de vida, já deu certo. Para quem quiser conferir mais, a Folha de Pernambuco teve a oportunidade de testar antes do beta. O resultado você confere clicando aqui. Caso queira fazer o download do jogo, basta acessar o site oficial (Play VALORANT). Confira também os requisitos mínimos para a execução do jogo:


Configurações recomendadas – 60 quadros por segundo:

CPU: Intel i3-4150
GPU: Geforce GT 730

Configurações de alto nível – acima de 144 quadros por segundo:

CPU: Intel Core i5-4460 3.2GHz
GPU: GTX 1050 Ti

Configurações mínimas – 30 quadros por segundo: 

CPU: Intel i3-370M
GPU: Intel HD 4000

Recomendações de hardware:

Windows 7/8/10 de 64 bits 
4GB de RAM 
1GB de VRAM
 

Veja também

Newsletter